ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Shoot for the contents: a (re)aproximação de Trinh TMinh-Ha ao Oriente |
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Autor | Gustavo Soranz |
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Resumo Expandido | Em Shoot for the contents (1991), seu quarto filme, Trinh T. Minh-ha continua a desafiar as convenções do cinema documentário, utilizando uma complexa trama de imagens e sons de diversas origens para tocar em temas como a multiplicidade de identidades, a política da representação, questões de poder, as passagens entre os limites culturais, entre insiders e outsiders. Como de costume em sua filmografia, a cineasta busca encontrar em cada estratégia retórica ou estética empregada uma nova forma de utilização, expandindo as possibilidades expressivas do cinema. Novamente em um filme seu diversas vozes constroem uma estrutura polifônica, onde expressões populares como canções e provérbios encontram-se com citações de filósofos e artistas, além materiais de arquivo e depoimentos de pessoas “comuns”, para elaborar um painel multifacetado de uma cultura diversificada e heterogênea.
Diferentemente de seus três filmes anteriores, onde podemos dizer que a crítica em relação ao cinema documentário e as formas de representação de processos culturais estavam no centro de seu interesse, aqui observamos a passagem em direção a uma maior plenitude de sua expressão artística, a expressão de sua singularidade autoral, a partir do encontro com a cultura milenar chinesa, sem, no entanto, abdicar de sua crítica a formas narrativas e a representação da alteridade. No filme que aqui nos propomos a analisar, a cineasta da um passo decisivo em sua (re)aproximação com o Oriente, movimento iniciado em Surname Viet Given Name Nam (1989), seu filme anterior, quando partiu do depoimento de mulheres vietnamitas da década de 1970 para discutir a condição feminina naquele país, por meio de encenações com vietnamitas expatriadas vivendo nos Estados Unidos. Em Shoot for the contents Minh-Ha vai à China, país desconhecido por ela previamente, em um movimento destinado ao Oriente que a coloca em relação com outras formas narrativas, não ocidentais, que provocam os limites das convenções cinematográficas por meio de estratégias formais utilizadas pela cineasta que demonstram como o cinema pode oferecer interpretações inovadoras não apenas para processos socioculturais, mas como pode incorporar formas simbólicas complexas em favor da elaboração de narrativas cinematográficas prenhes de gestos ensaísticos que alteram nossa percepção das relações espaço-temporais no mundo. No filme aqui em questão, reunindo Confucionismo com Maoísmo, mas não só, a cineasta demonstra que as formas de conhecimento sobre o mundo histórico são diversificadas e que a aproximação entre diferenças e o deslocamento de posições de autoridade encontram no cinema meios privilegiados de expressão, com possibilidades de experimentação que superam contingências e convenções formais, assim como limites entre disciplinas. Pretendemos apresentar uma análise de Shoot for the contents destacando seu movimento em sentido ao Oriente a fim de apontar elementos que nos permitam, na continuação de nossa pesquisa em curso sobre a filmografia da cineasta, abordar seus filmes subsequentes (A tale of love – 1995, The fourth dimension – 2001 e Night passage – 2005), todos possuindo relação íntima com elementos narrativos orientais. |
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Bibliografia | MINH-HA, Trinh T. Writing postcoloniality and feminism. Indiana University Press, 1989.
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