ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Estereótipos musicais e estéticas em “Sigo Siendo (Kachkaniraqmi)” |
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Autor | Carlos Fernando Elias Llanos |
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Coautor | Carla Daniela Rabelo Rodrigues |
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Resumo Expandido | O artigo analisa o documentário musical “Sigo Siendo (Kachkaniraqmi)” conhecido por percorrer cultural e geograficamente o Peru através de personagens, músicos e músicas em três zonas do país: Andina, Amazônia e Costa. Exploramos nesse trabalho as identidades veiculadas no filme cuja abordagem apresenta uma discussão idealizada e estereotipada da paisagem sonora peruana. São analisadas as escolhas narrativas do documentarista e as tensões estético-culturais na busca de uma definição das identidades complexas da sociedade peruana por meio da música. Para isso, usaremos reflexões teóricas como a noção de paisagem sonora de Schafer (1997) assim como os conceitos do “ethos midiatizado” em Sodré (2002), e a “terceira natureza” das mídias contemporâneas, além de análise cinematográfica com a teoria da “inscrição verdadeira”, de Jean-Louis Comolli. Serão analisados trechos do documentário que referem-se descritivamente ao objeto da pesquisa (a linguagem audiovisual e as tensões estéticas e culturais). Exercitar-se-á uma reflexão dialética-crítica entre os autores do quadro teórico e os desdobramentos da pesquisa. A identidade configurada como peruanidade enquanto sentido estético e cultural de pertencimento apresenta-se como ethos estereotipado de uma paisagem sonora desprovida de problemática (ex.:nas suas relações de poder).
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Bibliografia | BEDOYA, Ricardo. El cine sonoro en el Perú. Universidad de Lima, Fondo Editorial, 2009.
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