ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Considerações acerca da figura da trümmerfrau a partir de Fassbinder |
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Autor | ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA |
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Resumo Expandido | Com o término da Segunda Guerra Mundial, o processo de reconstrução de áreas arruinadas pelos conflitos bélicos tornou-se um fator premente em cada uma das quatro Zonas de Ocupação que constituíam a geografia entrecortada do território alemão entre 1945 e 1949. Devido à morte e o desaparecimento de milhões de combatentes do sexo masculino durante os anos de guerra, diversas ações foram promovidas com o intuito de atrair mulheres ao trabalho de remoção dos escombros espalhados por cidades como Berlim, Dresden, Bremen, Frankfurt, Colônia, Hannover, Leipzig, entre tantas outras, em 1945 e 1946. Em alguns desses lugares a contrapartida oferecida em troca desse serviço condicionava-se na disponibilização de acesso a melhores categorias de vale-alimentação, enquanto que em outras localidades o trabalho sequer passava do voluntariado integral ou era realizado de maneira forçada, sobretudo na parte Oriental da antiga República de Weimar. Para agregar um volume maior de trabalhadoras, uma série de fotografias demonstrando satisfação nos rostos das mulheres durante as atividades de recolhimento dos destroços foram difundidas em variados meios de comunicação. Por sua vez, tais ações contribuíram para que o imaginário histórico relacionado com o mito de representação da figura da trümmerfrau fosse consolidado de forma deturpada, valorizando a ideia de estratificação de um prazer instaurado na realização de trabalhos braçais femininos, com a preponderante função de atuação junto às estratégias ideológicas de reconstrução moral, estrutural e social propagadas pelos países Aliados, à época administradores dessas Zonas de Ocupação, como aponta Treber (2014). Tais mulheres, conhecidas como trümmerfrauen, ou numa tradução literal para a língua portuguesa: mulheres dos escombros, são compreendidas historicamente como modelos essenciais para a solidificação da luta pelo restabelecimento das noções de pátria e nação, desconsiderando, contudo, as condições de trabalho desfavoráveis e a luta diária por sobrevivência vivenciada por elas durante esse período.
A partir da análise de três filmes dirigidos por Rainer Werner Fassbinder, "O casamento de Maria Braun" (1979), "Lola" (1981) e o "O desespero de Veronika Voss" (1982), a pesquisa busca conduzir um caminho de aproximações conceituais e estruturais entre o papel fundamental desempenhado por essas trabalhadoras frente às ruínas deixadas pela Segunda Guerra Mundial e a trajetória narrativa que descortina as representações das três protagonistas femininas centralizadas nas obras cinematográficas citadas, habitantes dessa mesma Alemanha em processo de reconstrução física, política e econômica. Em dois vieses, os pontos fulcrais que tangenciam os objetivos dessa investigação são: 1 – Analisar as possibilidades de readequação ou realocação contemporânea sob a égide da ideia de heroismo que circunda tanto o imaginário popular quanto as formas de representação cinematográfica que constituem a figura da trümmerfrau; 2 – Confrontar as condições de representação das atuações sociais ligadas ao trabalho feminino nos filmes da Trilogia do Pós-Guerra face à existência desse imaginário já consolidado em torno das trümmerfrauen e do papel trabalhista desempenhado pelas mulheres no período diegético evidenciado nesses filmes. |
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Bibliografia | BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia, técnica, arte e política. 3 ed. Brasiliense: São Paulo, 1987.
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