ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Memórias de África no Cinema Português |
|
Autor | Aparecida de Fátima Bueno |
|
Resumo Expandido | As reflexões que pretendo apresentar na Socine fazem parte de um projeto de pesquisa em andamento que se intitula “O Salazarismo e seus estertores: diálogos entre Literatura e Cinema”, e que tem por objetivo analisar parte da produção literária e fílmica produzida em Portugal na última década, cujo enfoque são os estertores do salazarismo e as guerras colonias. Ocupa um lugar especial no corpus em análise a produção documental de Diana Andringa que revisita particularmente a memória do colonialismo português. Dessa produção, três filmes se destacam por impedirem que caia no esquecimento a história da presença portuguesa em África. Em Dundo, Memória Colonial, Diana Andringa parte de sua memória pessoal, o fato de ter nascido e vivido no Dundo até os treze anos, onde ficava a companhia Diamang, para revisitar tanto seu passado pessoal, como a estrutura colonial mantida por Portugal em Angola. Já em As duas faces da guerra, são as entrevistas com soldados portugueses e africanos que lutaram nos dois lados do campo de batalha, na guerra de libertação da Guiné e Cabo Verde, que servem para refletirmos sobre os traumas do fim do longo projeto imperialista português. Por sua vez, em Tarrafal, Memórias do Campo da Morte Lenta, é através dos depoimentos de sobreviventes do campo de concentração Tarrafal, para onde iam presos políticos opositores do regime ditatorial de Salazar, tanto os da metrópole, como os das colônias africanas, que as memórias desse período não serão destruídas ou transformadas em ruínas, como tem sido a trajetória da maioria dos espaços nos quais tantas vidas se perderam na luta travada contra a liberdade. |
|
Bibliografia | ARAÚJO, Maria Paula Nascimento; SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. História, memória e esquecimento: implicações políticas. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 79, p. 95-111, Dez. 2007.
|