ISBN: 978-85-63552-17-4
Título | Cidade em imagens e sons: o cinema urbano de Fortaleza |
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Autor | Rodrigo Capistrano Camurça |
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Resumo Expandido | Durante algumas décadas o cinema realizado no estado do Ceará privilegiou temas relacionados a uma ótica identitária e regionalista. A reprodução de certos gestos e discursos ficaram patentes em abordagens que giram em torno do sertão e da seca, bem como da religiosidade e representações da cultura popular, além de ser dado ênfase em determinados sujeitos, como jangadeiros, cangaceiros, vaqueiros, artistas e poetas locais.
Nesse contexto descrito as representações da cidade de Fortaleza acabaram secundarizadas. São raros os exemplos de obras cinematográficas anteriores aos anos de 1990 que se apropriaram e tematizaram os espaços do referido espaço urbano. Acreditamos que nas duas últimas décadas isso se transformou de maneira efetiva. Inúmeras obras buscam realizar não apenas uma representação fechada de Fortaleza, mas estabelecer um contato com a cidade, num espaço que se apresenta como um produto de experiências subjetivas, tanto individuais como coletivas. Nos filmes, vemos que essa percepção da cidade não é fechada, não apresenta valores e conhecimentos prévios, não se exige dela definições precisas. Aqui, a história urbana proposta parte das indissociáveis experiências de lazer, trabalho e vida cotidiana, colocando em estreito diálogo tanto a materialidade e conteúdo dos filmes, como os aspectos contidos no plano extrafílmico dos mesmos. A representação dos espaços urbanos geralmente encontra-se ‘borrada’, envolta numa relação de descobertas entre o território e os indivíduos, onde os próprios realizadores parecem experienciar uma cidade ainda em vias de construção, resultando “(...) na formação de configurações espaço-temporais mais efêmeras e híbridas do que os territórios sociais de identidade tematizados pela antropologia clássica”. (ARANTES, 2000: 106). Em suma, temos acompanhado uma recente produção fílmica que problematiza o principal centro urbano do estado do Ceará a partir de um esforço em conhecer a própria cidade em que se habita, recusando as certezas e muitas vezes com os olhos voltados para aquilo que não predomina, recusando estereótipos. Investigar as condições que possibilitaram a emergência desse tipo de cinema de viés predominantemente urbano é um dos principais objetivos dessa comunicação. |
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Bibliografia | ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M.. A Invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo/Recife: Cortez/Massangana, 1999.
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