ISBN: 978-85-63552-21-1
Título | Paisagens e Passagens Transcineclípicas em Mommy, de Xavier Dolan |
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Autor | Rodrigo Oliva |
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Resumo Expandido | O presente estudo discute conexões da linguagem do videoclipe em filmes cinematográficos. Aponta-se que esta aproximação se estabelece a partir da análise de blocos audiovisuais, sistematizados por meio do uso de canções que estabelecem relações com os componentes visuais da imagem.
Apresenta-se o conceito de transcineclipe para compreender como se estabelece o trânsito entre a linguagem do videoclipe em filmes. Desdobra-se o conceito em dois subconceitos: o primeiro, denominado de paisagem transcineclípica, é pensado a partir do caráter imagético das representações fílmicas. Os processos de articulação e mixagem de imagens como as incrustações, chroma-keys e justaposição de imagens são característicos, pois aproximam o fílmico de uma natureza mais videográfica. Além disso, caracterizam as paisagens transcineclíplicas: imagens anamórficas, descontextualizadas, bizarras, que provocam deslocamentos narrativos e criam marcações surrealistas. As passagens transcineclípicas estabelecem relações a partir do processo de articulação da montagem. Os componentes que identificam a linguagem do videoclipe podem ser verificados em filmes, por meio de construções visuais e sonoras articuladas, que criam ritmos bem evidentes. Essas armações da linguagem, inseridas à diegese, são verificadas a partir de recursos que fazem com que o ritmo sonoro da canção estabeleça uma articulação direta com o ritmo da montagem dos enquadramentos. Percebe-se que a pontuação de uma poética videoclípica integra-se ao sistema de articulação das cenas e desenvolve rupturas e suturas no tempo e espaço narrativo fílmico. O objeto da análise é o filme Mommy (2014) do cineasta canadense Xavier Dolan. Nota-se que a utilização de canções do universo pop é recorrente na cinematografia do diretor. Em Mommy, as músicas possuem um papel de destaque e são apresentadas de maneiras diferentes, quando associadas à parte imagética do filme. Como exemplo, nota-se que as músicas são inseridas de forma poética para performances dos personagens, misturando-se as categorias de diegese e extra-diegese. Neste momento, as definições de Michel Chion (2008) sobre os aspectos sonoros fílmicos serão abordados, já que se trata de estudos que permitem a compreensão de como se estabelecem relações sonoro imagéticas. O aporte teórico da análise se atém ao entendimento de questões narrativas que serão problematizadas a partir de David Bordwell (2005). Apresentam-se relações da narrativa no encadeamento das canções de natureza pop, cujos pontos teóricos dialogam com os estudos sobre o videoclipe de Carol Vernallis (2004) e Thiago Soares (2013). Também são abordados pensamentos clássicos que debatem questões do movimento rítmico das imagens e dos sons em Serguei Eisenstein e Jean Epstein. Portanto, este estudo enfatiza as passagens e paisagens transcineclipicas, para uma análise do filme Mommy, tecendo um diálogo com os componentes que estruturam a linguagem do cinema e do videoclipe, apontando para caracterizações que evocam um estilo de representação, na forma como o diretor Xavier Dolan monta as articulações das canções em seus filmes. |
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Bibliografia | BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora UniCamp, 2013.
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