Voltar para a lista
 
  Título
Entre a Memória e a História: o documentário de Silvio Tendler
Autor
Alessandra Schimite da Silva
Resumo Expandido
"Entre a Memória e a História: o documentário de Silvio Tendler (1968-2014)" pretende analisar a revisão histórica proposta pelo historiador e documentarista Silvio Tendler, identificando as interpretações do Brasil Contemporâneo apresentadas pelo diretor em suas mais de 70 obras.

Conhecido como o “cineasta dos sonhos interrompidos” ou o “cineasta dos vencidos”, Tendler assumiu, desde o início de sua trajetória, o compromisso de produzir um cinema-engajado, desenvolvendo uma filmografia pautada nas questões fundamentais de sua geração, reunindo, por conseguinte, uma série de intelectuais, artistas, políticos e pensadores para debater temáticas sócio-políticas e culturais essenciais para a compreensão da sociedade brasileira de meados do século XX até os dias atuais.

Para Silvio Tendler seus filmes revelam a construção de uma obra única: uma tese sobre o percurso histórico brasileiro pós anos 1960. Com esse objetivo, o cineasta se lança à tarefa de traduzir, em seus documentários, uma leitura própria do período a partir da coleta de depoimentos e entrevistas, do resgate de registros audiovisuais de arquivo e da construção de um mosaico de informações para sustentar seu ponto de vista. Para entender acontecimentos recentes do país retoma uma série de episódios históricos de âmbito nacional e internacional no sentido de embasar sua concepção conjuntural, concebendo, dentro das possibilidades do gênero documental e da mídia visual um trabalho também historiográfico.

Esta comunicação tem como objetivo apresentar os estudos iniciais sobre a obra de Silvio Tendler, buscando traçar um panorama das possíveis diretrizes para análise das teorias desenvolvidas pelo diretor e sustentadas por meio de seus documentários.
Bibliografia

BRAGA, Adriana. Silvio Tendler e o cinema de colagem. In: PENAFRIA, Manuela; FREIRE, Marcius (orgs.). Revista Digital de Cinema Documentário, n. 13. Disponível em: . Acesso em: 25/10/2015.

CARDOSO, Ciro Flamarion; OLIVEIRA Jr., Antonio Ribeiro de Oliveira. Também com a imagem se faz história. Rio de Janeiro: Cadernos do ICHF/ UFF, n.32, set. 1990.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LABAKI, Amir. É tudo verdade: reflexões sobre a cultura do documentário. São Paulo: Francis, 2005.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

LOWY, Michael. Para uma sociologia dos intelectuais revolucionários. São Paulo: Lech Editora, 1979.

NORA, Pierre. Entre memória e história – a problemática dos lugares. Tradução: Yara Khoury. Projeto História. São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.