ISBN: 978-85-63552-21-1
Título | Arqueologia do gesto : proposta de estudo “atoral” |
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Autor | Pedro Maciel Guimaraes Junior |
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Resumo Expandido | No artigo “La deploration, de Sarah Bernardt a Al Pacino, permanence et migration d’une posture codifié (arts visuels, théâtre et cinema)”, o pesquisador francês Christophe Damour propõe uma enquete iconográfica do gesto do desespero ou lamentação (mãos na cabeça formando um triangulo com relação ao peito; torso, pescoço e cabeça levemente pendidos para trás). Trata-se de uma análise comparativa e genealógica das “sobrevivências” da imagem gestual da lamentação (Didi-Huberman relendo Aby Warburg) que se manifestam na pintura, no teatro, nas artes visuais e até no fotojornalismo. O ponto de partida são os filmes de cinema e Damour faz uma volta ao tempo para buscar as matrizes formais desse gesto que levaram atores de diversas fases do cinema a recorrerem a uma forma preestabelecida, “o gesto codificado e estilizado” para expressar o sentimento que varia entre o desespero, a comoção e o pathos. Damour vai de uma fotografia da representação de Tosca, por Sarah Bernardt, feita por Nadal (1887) até a cena final de O Poderoso Chefão 3 (Coppola, 1990), centrada na figura de Al Pacino. Ambos os atores adotam a postura visual da lamentação. Tendo essa matriz formal como parâmetro, Damour elenca uma série de implicações estéticas e narrativas do fato de se recuperar uma forma gestual através dos tempos.
A partir do texto de Damour, questionaremos a importância do gesto eloquente (Roberta E. Pearson) como local de expressividade do trabalho do ator. Para Para Christian Viviani, o gesto eloquente é aquele que se substitui à palavra para tornar inteligível um estado de espirito consciente ou inconsciente. Propomos o termo de “arqueologia do gesto” pois tal metodologia de pesquisa prevê um recuo na história das formas plásticas e narrativas para pensar como o gesto da lamentação passeia por obras pictóricas, teatrais ou cinematográficas. Um “gesto codificado no teatro clássico” que faz figura de “postura matriz” (Damour) e sofre assim variações formais dependendo do meio e do estilo de cada representação, a despeito de manter constantes formais. Para Damour, trata-se de “estudar a permanência de certas genealogias figurativas e o retorno recorrente de estereótipos visuais para contribuir à história do estilo e do método das formas atorais e técnicas do jogo do ator no cinema”. O estudo histórico do programa gestual do ator prevê também a discussão entre a teatralidade e a plasticidade. Se o gesto pode ser estudado é por que existe um congelamento temporal da postura ainda que ínfimo e variável de acordo com as épocas e obras. A dicotomia entre “petrificação e jogo, escultura e teatro, alegoria e narrativa” (Dupont) é fundadora do estudo gestual e estará no campo de investigação da “arqueologia do gesto”. Prolongando as questões do “quadro vivo” de Diderot, veremos como o gesto congela a expressão mantendo-se assim expressivo e significante, mesmo fora do movimento. |
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Bibliografia | DAMOUR Christophe. “La deploration, de Sarah Bernardt a Al Pacino, permanence et migration d’une posture codifié (arts visuels, théâtre et cinema)”. In CARDINAL Serge (org.). Cinémas, L’acteur entre les arts et les médias, vol. 25, no 1, outono 2014.
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