Voltar para a lista
 
  Título
Coproduções Cinematográficas em Português: uma arqueologia do conceito
Autor
Helyenay Souza Araujo
Resumo Expandido
A complexidade e o aumento progressivo do fenômeno da coprodução de filmes torna necessário lançar luz sobre os diversos pontos de vista, dados, políticas e aspectos técnicos, enfim, todas as dinâmicas que envolvem essa modalidade de produção audiovisual. A presente proposta objetiva traçar uma arqueologia do conceito de coprodução e sua evolução ao longo da história do cinema, para tentar ampliar a compreensão sobre as coproduções luso-brasileiras realizadas no âmbito do Programa Ibermedia.

Desde 1998, o IBERMEDIA atua como um dos maiores e mais bem sucedidos programas de cooperação cinematográfica internacional, apoiando projetos de coprodução de seus 19 países membros. Com apenas dois países de língua portuguesa (Brasil e Portugal), esta posição minoritária curiosamente tem aproximado os dois países lusófonos nos vários projetos de coprodução apoiados ao longo de 16 anos. Ao todo, segundo informações do próprio programa, foram apoiados 34 projetos de coprodução portuguesa majoritária e 52 coproduções brasileiras também majoritárias. Desse montante, 40% são coproduções desenvolvidas em conjunto entre os dois países.

Sobre o corpus de filmes acima, a presente proposta objetiva ainda analisar e refletir sua trajetória, focando da etapa de produção a suposta circulação das obras nos diversos circuitos de exibição. Trata-se de um recorte de um projeto maior de tese, já em curso, que objetiva analisar a relação entre investimento e retorno das coproduções luso-brasileiras no âmbito do Programa Ibermedia.
Bibliografia

DENNISON, S. World cinema: As novas cartografias do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2013.

MELEIRO, A. (org.). Cinema no mundo – indústria política e mercado (América Latina) Vol II. São Paulo: Escrituras e Iniciativa Cultural, 2007.

RAMOS, J. L. Dicionário de Cinema Português 1896-1962. Lisboa: Caminho, 1989.

IBERMEDIA: http://www.programaibermedia.com/

ICA: http://www.ica-ip.pt/

OBS LUMIERE: ttp://lumiere.obs.coe.int/

OCA: http://oca.ancine.gov.br/