ISBN: 978-85-63552-21-1
Título | Do Bando da Lua para o cinema: músicos filmados e intermidialidade |
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Autor | Suzana Reck Miranda |
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Resumo Expandido | Esta comunicação apresentará resultados parciais da pesquisa que desenvolvo junto ao projeto “Toward an Intermedial History of Brazilian Cinema: Exploring Intermediality as a Historiographic Method” que, como sugere o título, toma a intermidialidade como um método historiográfico por compreender que a natureza mista do cinema permite observá-lo como uma combinação de formas artísticas e de mídias. Meu recorte, cujo objetivo principal é promover uma reflexão que aborde os filmes a partir das suas músicas (e vice-versa), centra-se em músicos que figuraram em musicais brasileiros dos anos 193O, nas suas relações com o rádio, com a indústria fonográfica e com números musicais do cinema Hollywoodiano das décadas de 1940 e 1950.
Procuro, sobretudo, o que os músicos coadjuvantes nos momentos musicais de alguns filmes podem nos dizer sobre o cruzamento destes diferentes meios. Por vezes pouco notados, os instrumentistas que estou observando, geralmente tinham (ou tiveram) contratos fixos com emissoras de rádio e gravadoras brasileiras na década de 1930. Para pensar as dimensões interpretativas que estes momentos musicais potencializam, que incluem encontros intermediais e diálogos transnacionais, os desafios são inúmeros, mais ainda quando as fronteiras entre as tradições locais e importadas se mesclam. O percurso ao qual me lanço tem a arriscada proposta de, em certos pontos, recortar menos um conjunto de sequências fílmicas e mais um músico que nelas aparece, pois sua voz, corpo, gesto e execução musical flanam por diferentes filmes em diferentes culturas embaralhando clássicos binômios como representação e auto-representação, visível e invisível, audível e inaudível, local e transnacional. No XIX Encontro da Socine apresentei a trajetória do multi-instrumentista José do Patrocínio Oliveira, o "Zé Carioca". Desta vez o foco será em Aloysio de Oliveira, membro fundador do Bando da Lua, e em um de seus parceiros de grupo, Nestor Amaral. Pretendo agora aprofundar dois questionamentos: entender o modo como alguns os números musicais dão a ver seus músicos secundários e quais interpretações podemos extrair de suas ações/performances, já que mesmo permanecendo pouco tempo na tela, estes músicos parecem conferir aos números musicais uma aura de “autenticidade”; e observar em que medida é possível justapor o conceito tão amplo de intermidialidade (PETHÖ, NAGIB) com parâmetros específicos da Film Music Theory (GORBMAN, KALINAK, KASSABIAN). |
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Bibliografia | CASTRO, Ruy. Carmen, uma biografia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2005.
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