Voltar para a lista
 
  Título
Uma Plataforma Piloto para o Audiovisual Regional
Autor
João Guilherme Barone Reis e Silva
Resumo Expandido
Esta comunicação consiste em um relato dos resultados finais do Projeto de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Consumo em Rede- Distribuição de Conteúdos Audiovisuais em Plataformas Digitais, iniciado em 2013, através de convênio entre a Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e a PUCRS. Após uma etapa inicial de levantamento de dados sobre novas formas de consumo audiovisual, considerando cinema, televisão, web e mídias móveis, com a participação de consultorias externas e colaboração de doutorandos do PPGCOM da PUCRS e bolsistas de Iniciação Científica, houve a constatação da forte tendência de plataformas VOD como mecanismos capazes de oferecer soluções inovadoras para ampliar a circulação de um catálogo de títulos já existente. Inicialmente, a ideia estava voltada para desenvolver um piloto de plataforma a ser oferecido às empresas produtoras e distribuidoras do RS que poderiam utilizá-lo de forma customizada. Entretanto, o projeto elaborou um mapeamento de como as produtoras estavam utilizando distribuição digital e verificou-se que seria mais produtivo e inovador, propor uma plataforma setorial para o audiovisual gaúcho. Assim, seria possível organizar e dar acesso ao público a um grande número de títulos, entre filmes de curta e longa metragens, seriados, minisséries, musicais e outros formatos, os quais já haviam sido comercializados nas mídias tradicionais, seja a sala de cinema ou a televisão e mesmo a venda em DVD. Constatou-se ainda que a comercialização desse catálogo de títulos através da plataforma, poderia resultar em renda adicional para os produtores ou detentores dos direitos destes títulos. O projeto passou então a desenvolver um layout de plataforma que recebeu a denominação provisória de Paralelo 30, trabalhando com um conceito de reunir a produção regional e torna-la acessível numa amplitude global.O que se constatou no mapeamento do mercado local foi que todas as noventa e duas (92) produtoras pesquisadas que se encaixavam no critério exibiam seus conteúdos na internet através de alguma plataforma/site/serviço de vídeos (YouTube , Vimeo e outros). O interesse das produtoras por essas plataformas específicas de distribuição de conteúdo audiovisual conduziu a

pesquisa para a sua terceira etapa, na qual foi constatado que o “produto símbolo”

da entrada (e da cada vez mais evidente consolidação) da internet no meio audiovisual é a elaboração de uma plataforma de exibição via streaming com conteúdo sob demanda. A relevância e a permanência deste novo modelo de distribuição em mercados no exterior, conforme destacado por Keating (2012) ao narrar a formação da Netflix, sugerem que a meta de desenvolver a plataforma piloto surgiu em um momento relevante da indústria cinematográfica brasileira e local.

O projeto recebeu também alguns aportes importantes sobre hábitos e comportamentos do consumo do entretenimento audiovisual, adotando um espectro que mostra mudanças e transformações, desde o surgimento do Vídeo Home, até o momento atual caracterizado por uma ênfase na ruptura dos modos tradicionais de entrega geofísica de uma programação de conteúdos, em substituição a um modo de consumo baseado no em qualquer lugar e a qualquer hora. Os levantamentos do projeto estão organizados e publicados em http://blog.consumoemrede.com.br/.
Bibliografia

ALMEIDA, P. ; BUTCHER, P. Cinema, Desenvolvimento e Mercado. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2003.

ANDERSON, C. The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More. New York: Hperion , 2006.

BARONE, G. Assimetrias, Dilemas e Axiomas do Cinema Brasileiro nos Anos 2000. Revista Famecos, Porto Alegre, 18(3), 2011.

BODÓ, B. Set the Fox to Watch the Geese: Voluntary IP Regimes in Piratical File-Sharing Communities. In: FREDRIKSSON, M.; ARVANITAKIS, J. Piracy: Leakages from Modernity. Sacramento: Litwin Books, 2013.

BODÓ, B.; LAKATOS, Z. Theatrical Distribution and P2P Movie Piracy: A Survey of P2P Networks using Transactional Data. International Journal of Communication, (6), 2012.

CARDOSO, G. et al. P2P in the Networked Future of European Cinema. International Journal of Communication, (6), 2012. 795-821.

CARTER, O. Sharing All’Italiana. The Reproduction and Distribution of the Giallo on Torrent File-Sharing Websites. In: BRAGA, R.; CARUSO, G. The Piracy Effect. Milano: Mimesis Ci