ISBN: 978-85-63552-21-1
Título | Fotografia - do estático para o movimento. Aproximações e resistências |
|
Autor | Cristiano Franco Burmester |
|
Resumo Expandido | Esta pesquisa investiga as transformações do campo midiático da fotografia em função das intensas transformações decorrentes das inovações tecnológicas provocadas pela digitalização dos meios. A tecnologia da informática tem estimulado um intenso processo de convergência tecnológica, especialmente no campo das mídias audiovisuais. Decorrente deste processo, aparatos fotográficos de alta qualidade estão aptos a registrar imagens estáticas, bem como, em movimento. Agora, não somente na pós-produção, mas também na captação de imagens, ocorre uma aproximação entre a fotografia e o audovisual. A questão central de pesquisa assim se coloca: o que estas transformações podem significar e possibilitar nos termos da renovação das narrativas fotográficas e audiovisual ? Como base metodológica para a fundamentação teórica desta pesquisa foram utilizados os trabalhos de Gilles Deleuze, mais especificamente de seus estudos sobre os tempos da imagem, publicados prioritariamente em seu livro A Imagem-Tempo. Neste caso, o seu aprofundamento sobre o processo de desdobramento do tempo para a percepção de um observador foram relevantes para a reflexão sobre as particularidades do tempo da linguagem fotográfica e a do audiovisual. O extenso trabalho de análise das mídias realizado por Raymond Bellour, particularmente nos cruzamentos, sobreposições e convergências entre a fotografia, o cinema e o vídeo foi fundamental para a compreensão das origens das aproximações e distanciamentos entre estes meios. Este conteúdo foi apreendido através de seus dois livros: Entre-Imagens e L-Éntre Images 2. O amplo estudo de Edmond Couchot sobre a presença da Tecnologia na Arte, através do livro de mesmo nome, foi importante para a compreensão dos processos de hibridação que ocorrem no campo da arte e da comunicação, de maneira mais intensa a partir do séc. XX. O trabalho de Arlindo Machado, publicado em seu livro Pré-cinemas & Pós-cinemas, elucidou, a partir de uma visão histórica, a transformação das mídias audiovisuais decorrentes das sucessivas inovações tecnológicas no campo da Comunicação. A pesquisa de François Soulages sobre a Estética da Fotografia apresentou e demonstrou a atuação e as interveniências dos mecanismos de tradução sígnica sobre a fotografia. Como resultado desta pesquisa teórico-prática foi possível aprofundar a compreensão dos processos de hibridação dos meios audiovisuais, particularmente das narrativas fotográficas, entendendo seus mecanismos operacionais e transformações estéticas, de linguagem, tecnológicas e dos modos de produção. |
|
Bibliografia | AUMONT, Jacques. A Imagem. Papirus. Campinas, 1993. |