ISBN: 978-85-63552-21-1
Título | A simbologia da natureza humana em A árvore da vida |
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Autor | Guilherme Augusto Bonini |
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Resumo Expandido | Nessa comunicação pretende-se analisar a narrativa de A árvore da vida (2011), de Terrence Malick, sob dois pontos de vista: primeiro, o do protagonista, em sua trajetória de vida, tomando-se por base a metáfora da árvore que, enquanto enterra suas raízes no solo, fortalece sua haste crescente em direção à luz; e, segundo, o da construção fotográfica que busca especialmente expressar os caminhos da Natureza e da Graça propostos pelo filme. O filme A Árvore da Vida (2011), de Terrence Malick, busca romper as fronteiras convencionais da narrativa cronológica ao contar a história do personagem Jack de uma forma inovadora. Malick faz uso de uma trama ramificada, representada através de momentos significativos e memoráveis da história familiar do protagonista. A obra não segue a linearidade da vida do personagem, pois é contada de forma rizomática, passando por momentos marcantes que envolvem os quatro personagens (que são a mãe, o pai e os dois irmãos). Assim sendo, pretende-se analisar o filme dentro dessa estrutura de dramaturgia, a ser observada através de dois pontos de vista: o primeiro, no entendimento que a narrativa se subdivide em cinco caminhos que destacam o protagonista Jack: a autorreflexão do personagem; sua memória histórico familiar; seus devaneios; a Natureza como criação do universo e a Graça Divina como representatividade do eterno. Em todos os caminhos existe a exposição dos pensamentos off dos personagens - especialmente o de Jack -, que se encontra questionando sua trajetória de vida. Como segundo ponto de análise será discutido o tratamento dado à fotografia do filme, tomando-se esta como forma imagética de representação expressiva da Natureza e de estados emocionais. Através da análise do trabalho do diretor de fotografia Emmanuel Lubezki, e dos recursos técnico estilísticos por ele empregados, buscarei observar a construção das distinções visuais na subversão narrativa apontada acima (no 1 ponto). |
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Bibliografia | AUMONT, Jacques. A análise do filme. Lisboa: Texto e Grafia, 2004. |