ISBN: 978-85-63552-21-1
Título | O Homem Sem Sombra: Um Pacto Demoníaco do Conto para a Animação |
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Autor | Adriano Carvalho Araújo e Sousa |
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Resumo Expandido | L’Homme sans ombre é considerado como uma tradução no sentido de tentar recriar as principais questões de um correlato fáustico, o conto de Adelbert Von Chamisso. Para traduzi-lo, procura trazer “propriedades sonoras [e] de imagética visual” (CAMPOS, 1992), ou seja, os elementos que fazem a complexidade do conto que lhe dá origem, para além do entrecho. No conto, Peter Schlemihl conhece o homem em traje cinza, este lhe oferece a bolsa de Fortunatus, bolsa que contém dinheiro inextinguível, em troca de sua sombra. O protagonista logo descobre as desvantagens dessa privação e, após recusar uma oferta do mesmo homem enigmático para reaver a sombra em troca de sua alma, passa a vagar pelo mundo em busca de paz de espírito: travessia de quem carrega consigo, a exemplo do Judeu Errante, citado no conto de Chamisso (1992, p. 17), a maldição através dos tempos, em uma reverberação de Ahasverus (PIRES FERREIRA: 2000). Do ponto de vista da linguagem, Schwizgebel dialoga com a pintura. O conto é uma narrativa tenebrosa, de uma “oposição brusca, quase patológica, entre a delicadeza silfídica dessa parte da produção de Chamisso e, pelo outro lado, uma busca verdadeira por temas violentos, até mesmo macabros” (MANN: 2003, p. 141-142). A animação se insere nesse “tecido fáustico [...] que funciona à maneira de hipertexto [...] criando articulações” (PIRES FERREIRA, 2010, p. 313) com um trabalho com as cores que não segue a ordem natural do conto, o “Homem de cinza”, aquele que oferece a bolsa de Fortunatus, aparece em trajes vermelhos, por exemplo. Cinzenta é a vida do próprio protagonista, na escolha de Schwizgebel. Partindo do princípio de que se trata de uma versão voltada para o público jovem, proponho pensar uma mobilização do espectador que se dá através da palheta do animador, seu trabalho de fusão das imagens em um teatro de sombras. |
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Bibliografia | CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e Outras Metas. 4ed. São Paulo: Perspectiva, 1992. |