Resumo Expandido |
Os três últimos filmes de Edgardo Cozarinsky - Apuntes para una biografía imaginaria(2010), Nocturnos(2011) e Carta a un padre(2013), compõem aquilo que o cineasta denominou “cinema de câmara”, menor, intimista, como uma música de câmara, em oposição à forma sinfônica, espetacular. Proponho que o íntimo e o afetivo já estão nas imagens (sonoras inclusive) e na sua articulação, na relação com a narração que os filmes empreendem, a despeito dos elementos biográficos postos em cena. Para tanto pretendo analisar a relação dos rostos (imagens-afecção), com a figura do personagem-narrador; a música melancólica de Ulyses Conti; as fotos e notícias da “grande história”, todas imagens articuladas com essa imagem especial que percebe, se afeta e, de um modo muito peculiar, reage. |
Bibliografia |
AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum. Buenos Aires, Adriana Hidalgo, 2009.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo Neves. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
COLOMBO, Sylvia. Um papo com Edgardo Cozarinsky, em Buenos Aires. Folha de São Paulo on-line, seção Latinidades, disponível em http://sylviacolombo.blogfolha.uol.com.br/2015/05/04/um-papo-com-edgardo-cozarinsky-em-buenos-aires/
CONTI. Ulises. Luz de un cuerpo. Faixa 13 do CD: ATLAS 2003-2013, lançado em dezembro de 2013.
COZARINSKY, Edgardo. Blues. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2010.
________. Borges em/e/sobre Cinema. Tradução Laura J. Hosiasson. São Paulo, Iluminuras, 2000.
______. Cinematógrafos. Buenos Aires: BAFICI, 2010.
______. Dinero para fantasmas. Buenos Aires: Tusquets, 2012.
______. El pase del testigo. Buenos Aires: Sudamericana, 2000.
______. La tercera mañana. Barcelona: Tusquets, 2011.
______. Palacios plebeyos. Buenos Aires: Sudamericana, 2006.
DELEUZE, Gilles. Cine 1: Bergson y las imágenes. Buenos Aires: Cactus, 2009.
______. Cine 2: Los signos del movimiento y el tiempo. Buenos Aires: Cactus, 2011.
______. En el medio de Spinoza. Buenos Aires, Cactus, 2008.
ENTREVISTA concedida à agência de notícias Telam por ocasião do BAFICI 2014, disponível em: http://www.telam.com.ar/notas/201404/58653-cozarinsky-explora-sus-raices-desde-el-documental-en-carta-al-padre.html
FOUCAULT, Michel. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Organização e seleção Manoel Barros da Motta. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. 2a. ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2009.
OLIVO JÚNIOR, Valdir. Excripta Cozarinsky. 2015. 392 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2015.
TCHERKASKI, Osvaldo (org.). Cine por cineastas – debates sobre documental y ficción. Sáenz Peña, EDUNTREF, 2013.
Filmes de Edgardo Cozarinsky citados:
APUNTES PARA UNA BIOGRAFÍA IMAGINARIA. Argentina, 2010, 60 min., color.
CARTA A UN PADRE. Produção: Constanza Sanz Palacios. Argentina, 2013, 63 min., color.
NOCTURNOS. Produção Constanza Sanz Palacios. Argentina, 2011, 63 min., color. |