ISBN: 978-85-63552-24-2
Título | Assista outra vez: estratégias revisionistas feministas no cinema |
|
Autor | Amanda Rosasco Mazzini |
|
Resumo Expandido | Grande parte da produção audiovisual recente de revisitações dos contos de fadas vem questionando os tradicionais papeis das personagens femininas nas histórias canônicas de Charles Perrault e dos irmãos Grimm. Mesmo dentro de uma forma patriarcal, como é vista a linguagem clássica cinematográfica por Laura Mulvey, esses filmes têm apresentado outros olhares sobre a mulher e suas vivências, seus medos e desejos, que vão além do objetivo de produzir prazer no espectador. Propomos, então, a identificação de estratégias revisionistas audiovisuais feministas. Para tanto, nosso objeto de análise fílmica é a obra cinematográfica "Malévola" ("Maleficent", Robert Stromberg, 2014), revisitação de "A Bela Adormecida" ("Sleeping Beauty", Clyde Geronimi, 1959), ambas produzidas pela Walt Disney Pictures. Observamos as possíveis maneiras que um filme pode revisitar outro(s) para dar voz a representações da mulher até então adormecidas ou silenciadas. Considerando que a revisitação é sempre um trabalho de lembrar, reforçar, e ao mesmo tempo confrontar o texto revisitado, nossas principais referências sobre revisionismo contemporâneo de contos de fadas são Elizabeth Harries e Maria Cristina Martins. Sobre representação da mulher no cinema clássico, nos baseamos principalmente nas pesquisas de Jane Gaines e Linda Williams. |
|
Bibliografia | GAINES, Jane. Women and the cinematification of the world. In: BULL, S.; WIDDING, A. (orgs.) "Not so silent: women in cinema before sound". Estocolmo: Stockholm University, 2010. p. 20-38. |