ISBN: 978-85-63552-24-2
Título | Tese, tema, narrativa e dramaturgia na avaliação de projetos audiovis. |
|
Autor | Daniel Vidal Mattos |
|
Resumo Expandido | O universo da criação, produção e circulação de audiovisuais lida, desde sua origem com um problema polêmico. Caro, complexo e pouco previsível, o setor de produção e fruição de audiovisuais logo se organizou em torno de uma fase inicial crítica: a proposição, avaliação e seleção de projetos de obras audiovisuais. Isso é verdade tanto para a indústria como para as iniciativas de mecenato, em todas as formas. Desde a tradição do mass communication research e da crítica da cultura, passando pela disputa entre as teses do livre comércio e da proteção à diversidade cultural, a forma de avaliar e selecionar projetos de obras audiovisuais tem uma longa história de conflitos dicotômicos entre dois diferentes métodos de abordagem do problema. Esses conflitos são caracterizados pelo viés político-ideológico e por fundamentos e consequências econômicas. De que forma essa tensão provoca sinergias e contradições em projetos de obras brasileiras e nos processos seletivos oficiais no Brasil? Para responder essa pergunta, analisamos os modelos recorrentes de apresentação de projetos, critérios de análise e resultados obtidos, tanto nos processos seletivos de mercado quanto nos editais oficiais de fomento. A conclusão a que chegamos é que, enquanto o mercado apropriou-se da expertise histórica a respeito da narrativa e dramaturgia, o Estado e seus proponentes típicos apropriaram-se do discurso das ciências sociais e políticas, onde tema e tese se sobrepõem à estrutura dramática. A conseqüência é o aprofundamento e retroalimentação daquela dicotomia de origem. |
|
Bibliografia | DALE, M. The Movie Game: the Film Business in Britain, Europe and America. London, Cassel. 1997. |