ISBN: 978-85-63552-24-2
Título | Contrato vitalício: Porta dos Fundos, humor e os males do criptotexto |
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Autor | Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva |
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Resumo Expandido | O Porta dos Fundos é, segundo seu site é "um coletivo de humor criado por cinco amigos que, insatisfeitos com a falta de liberdade criativa da TV brasileira, decidiram montar um canal de esquetes de humor no YouTube" . O Porta, lançado em março de 2012, logo se tornou o maior fenômeno da internet brasileira, e mantém até hoje ( março de 2017 ), uma posição privilegiada. Uma olhada rápida em seu carro-forte, o canal da internet com o mesmo nome, dá ideia da visibilidade do grupo. Pois segundo o site Social Blade . Os dados sobre sua performance, nesta data, (23/03, a serem atualizados na época da apresentação) são simplesmente formidáveis: 13,082,384 assinantes, e 3,082,101,968 visualizações. Nos últimos 30 dias foram acessados 48,538,800 vezes. O Porta, na verdade, se transformou em uma empresa de múltiplas atividades, graças à versatilidade de seus membros mais atuantes e à visibilidade dos espetáculos que chancela. São os esquetes para o canal da internet, séries para tv, rearranjo de produtos já disponibilizados, peça de teatro, emissões televisivas, e mesmo uma loja virtual que oferece almofadas, malas, tapetes, canecas, quadros e camisetas, garantindo a presença da marca em seus produtos e na mídia que os acolhe. Em 2016 o Porta resolveu lançar seu longa-metragem Contrato vitalício, contando com a experiência de sua equipe em trabalhos pessoais e feitos ao largo da empresa. O filme estreou em 30 de junho, com direção de IAN SBF e teve uma carreira curta e pouco rentável. A mudança de formato pode ter interferido na dinâmica do espetáculo cinematográfico, embora não se possa atribuir somente a isto o pouco sucesso do filme. Esta comunicação pretende investigar tanto o processo crítico instalado na trama do filme, que tem por tema o mundo brasileiro dos espetáculos, como também o processo crítico de recepção da obra na web, selecionando e avaliando análises de blogueiros ligados ao cinema. |
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Bibliografia | HORTON Andrew (org) Comedy/Cinema/Theory. Los Angeles: University of California Press, 1991 |