Voltar para a lista
 
  Título
Coproduções no contexto ibero-americano: o caso da produtora Ukbar.
Autor
Helyenay Souza Araujo
Resumo Expandido
O aumento progressivo do fenômeno da coprodução de filmes chama atenção para as complexidades envolvidas neste tipo de produção seja no âmbito das políticas, aspectos técnicos e econômicos, fluxos transnacionais de produção e distribuição deste filmes, dentre outros. Ao longo de 16 anos, o Programa IBERMEDIA atua como um dos maiores e mais bem sucedidos programas de cooperação cinematográfica internacional focado no apoio à coproduções, tendo apoiado já mais de 500 projetos de coprodução de seus 19 países membros.

Com apenas dois países de língua portuguesa (Brasil e Portugal), esta posição minoritária curiosamente aproxima os dois países lusófonos nos vários projetos de coprodução apoiados no âmbito do IBERMEDIA. Nesse contexto, destaca-se a produtora UKbar filmes, dirigida por Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola, que possui um perfil transnacional voltado para o mercado latino-americano. Esta proposta pretende apresentar uma reflexão sobre a atuação desta produtora, analisando entrevistas e alguns de seus filmes que fazem parte do corpus mais expandido da minha pesquisa de tese.
Bibliografia

CUNHA, Paulo. Mercado cinematográfico lusófono: análise provisória. In: XVI Encontro Socine: Anais de textos completos. SENAC, São Paulo, out. 2012.

CRUZ, Jorge L. Co-produções Brasil-Portugal: reflexões preliminares. In: XVI Encontro Socine: Anais de textos completos. SENAC, São Paulo, out. 2012.

RAMOS, J. L. Dicionário de Cinema Português 1896-1962. Lisboa: Caminho, 1989.

Entrevista com Pandora Cunha Telles: http://www.cineuropa.org/vd.aspx?t=video&lang=en&documentID=154438&fmt=flv&l=es

IBERMEDIA: http://www.programaibermedia.com/

ICA: http://www.ica-ip.pt/

OBS LUMIERE: ttp://lumiere.obs.coe.int/

OCA: http://oca.ancine.gov.br/

UKBAR FILMES: http://www.ukbarfilmes.com/pt/