ISBN: 978-85-63552-24-2
Título | O erotismo em "Um estranho no lago" |
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Autor | Elcio Silva Nunes Basilio |
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Resumo Expandido | Não foram poucos os espectadores de “Um estranho no lago” que viram no longa similitudes com o pensamento de Georges Bataille. Por mais que a princípio a referência não tenha sido consciente, o diretor e roteirista Alain Guiraudie confirma em entrevista: “Eu acho que seria um exagero dizer que Bataille é a origem do roteiro. A famosa frase ‘o erotismo é a aprovação da vida até na morte’ me pegou em cheio quando muito tempo atrás eu a li. Eu a tinha esquecido, depois na pré-produção do filme eu me dizia que a frase teve um efeito subterrâneo. E me dei conta que havia outros aspectos do pensamento de Bataille que iam de acordo com as minhas preocupações: a maneira de sobrepor as questões eróticas, a política e da economia, no sentido amplo”. Introduziremos brevemente o pensamento do escritor francês para entender este diálogo com o filme. Aproveitando a aproximação dos conceitos freudianos de Eros (pulsão sexual) e Tânatos (pulsão de morte), Bataille desenvolve a sensualidade do ato transgressivo, o interdito representa a ordem, já a transgressão é o momento da exceção, de novas disposições, da criação, do sensualismo, e, ao mesmo tempo, do perigo extremo, pois todas as leis estão suspensas. No longa-metragem, por sua vez, acompanhamos Franck, jovem que passa suas tardes de verão num lago nudista. O protagonista, como os outros frequentadores, todos homens, vai até o local não só para nadar e se bronzear, mas também em busca de encontros fugazes. Ele acaba fazendo a amizade com o recatado Henri, cuja companhia o agrada. Franck não demora a notar Michel, um tipo atlético e viril; os dois flertam, mas Michel já está envolvido com outro rapaz, o que não impede Franck de segui-lo, até que em um fim de tarde ele testemunha de longe Michel afogando o seu parceiro. Não tarda para que a polícia passe a rondar o local, entretanto, a repulsa causada pelo homicídio não é o suficiente para que Franck denuncie Michel, pelo contrário, a atração pelo assassino parece aumentar. Os dois iniciam uma relação física simultaneamente à investigação policial do crime ocorrido. Quanto mais Franck se aproxima do amado, mais ele coloca sua vida em risco, é o que o enredo parece nos dizer, novamente lembramos de Bataille: “As chances de sofrer são tão grandes que só o sofrimento revela a inteira significação do ser amado. A posse do ser amado não significa a morte; ao contrário, a sua busca implica a morte. Se o amante não pode possuir o ser amado, algumas vezes pensa em matá-lo: muitas vezes ele preferiria matar a perdê-lo. Ele deseja em outros casos sua própria morte”. Se as teorias do filósofo francês por si só já costumam levantar grandes polêmicas, o filme de Guiraudie não é menos provocativo. Ao longo de toda a película temos cenas de nudez, inclusive cenas de sexo explícito, aqui o recente trabalho de Rodrigo Gerace (Cinema explícito, 2015) nos ajudará a compreender a ideia do obsceno no cinema. Guiraudie, todavia, não é um provocador barato, sua representação do universo homossexual masculino é única e esboça um pensamento próprio desta comunidade, recorrendo mais uma vez às palavras do diretor: “Eu queria que ele [o sexo] fosse mostrado sem ostentação. Em um mundo onde a maioria das crianças de 10 anos já viram, por acaso ou voluntariosamente, imagens pornográficas na internet, antes mesmo de iniciarem uma vida sexual ativa, me parece urgente redescobrir o sexo inscrito nos diálogos, na sedução, no amor.” Pela fala do cineasta, podemos inferir uma postura estética engajada, e por que não ver na nudez constante do filme uma postura política? O nu frontal masculino continua sendo um tabu nas salas de cinema, o corpo do homem ainda foi pouco explorado pelo cinematógrafo, e para tanto não é necessário incorrer no fetichismo. O crítico Jean-Sébastian Chauvin faz um belo comentário sobre como Guiraudie filma os corpos de jovens, velhos, sarados ou sedentários, todos da mesma forma, “é um gesto igualitarista que refuta a hierarquia dos corpos”. |
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Bibliografia | BATAILLE, G. As lágrimas de Eros. Lisboa: Sistema Solar, 2012. |