ISBN: 978-85-63552-24-2
Título | A Lei da Tabanca: cultura popular, filme amador e novas tecnologias |
|
Autor | Paulo Cunha |
|
Resumo Expandido | A Lei da Tabanca (2015) é um filme amador que alcançou recentemente enorme popularidade na Guiné-Bissau, realizado por Bigna Tona Ndiba e interpretado por jovens oriundos dos bairros periféricos e pobres da capital Bissau. Como actualmente a Guiné-Bissau é um país praticamente sem estruturas formais ou convencionais de produção, distribuição ou exibição cinematográficas, os jovens Bissau-guineenses que concretizaram este filme utilizaram tecnologia e meios não-profissionais para construir uma narrativa que expõe as tensões entre a autoridade pública urbana e as tradicionais tabancas rurais, sublinhando o confronto entre as estruturas formais ocidentalizadas e a maioria da população rural. No fundo, o filme acaba por reflectir uma tensão entre os modos de produção cinematográficos formais e um desejo de filmar que procura meios alternativos, reflectindo processos e práticas vigentes noutros países africanos vizinhos em contextos técnicos e económicos semelhantes (nomeadamente Nollywood). O objectivo desta proposta é conhecer este fenómeno recente na Guiné-Bissau e reflectir a forma como estão a reconfigurar a experiência cinemática entre as camadas juvenis urbanas daquele país da África Ocidental. |
|
Bibliografia | BALOGUN, Françoise. 2007. “A explosão da videoeconomia: o caso da Nigéria”. In: MELEIRO, Alessandra. Cinema no Mundo: indústria, política e mercado. África. São Paulo: Escrituras Editora, pp. 191-204. |