ISBN: 978-85-63552-24-2
Título | Stranger Things: memória e nostalgia no audiovisual contemporâneo |
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Autor | Eutália Silva Ramos |
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Resumo Expandido | No ambiente contemporâneo, há uma crescente produção audiovisual que nos remete a nostalgias. Podemos passar horas desenvolvendo listas ou listar rapidamente produções que se encaixam nesse quesito, verificando cada produção com sua característica individual capaz de proporcionar experiências que envolvam história, memória e nostalgia. Não é novidade um canal de TV reprisar ou realizar remake das novelas de sucesso dos anos 80/90. Sabemos que no cinema acontece o mesmo, e bem antes da TV, com as franquias cinematográficas que continuam desempenhando igualmente esse processo. Mas nunca se pensou no futuro tecnológico marcado por objetos nostálgicos e na internet como um local onde estariam nostalgias individuais e coletivas (NIEMEYER, 2014) - da imagem de uma fita cassete ao aplicativo que imita a fotografia Polaroid. Ao pensar sobre, buscamos investigar esse lado sensível que circunda o audiovisual contemporâneo que vai ao passado e traz para o presente um filme, novela ou uma série televisiva para uma quantidade x de pessoas reviverem memórias. Porém, reconhecemos a vertente mercadológica que envolve todo esse processo, resgatar produções que deram certo para garantir, de certa forma, o sucesso no presente – remake, reprises e/ou adaptações. Com os dois lados da moeda, consideramos a série Stranger Things (2016), produção original Netflix, um interessante exemplo de produção que nos oferece uma análise da atualidade do uso da memória e nostalgia no audiovisual. A série resgata distintos momentos marcados nos anos 80, com objetos nostálgicos como fita cassete, referência a filmes como E.T – O Extraterrestre e história científica. Para compreender a questão, recorremos a conceitos que trabalham com a memória, história, valor residual e nostálgico, especificamente a relação entre o cinema e nostalgia (COOK, 2005); televisão e nostalgia (HOLDSWORTH, 2011); mídia e nostalgia (NIEMEYER, 2014) e desejo nostálgico (JENKINS; FORD; GREEN, 2014), para alcançar o encontro da memória e nostalgia e como se dá a experiência nostálgica que vem sendo disseminada no audiovisual contemporâneo. Dessa maneira, o estudo busca compreender a possibilidade de haver uma experiência nostálgica que se constrói nas produções através dos formatos, narrativas e estéticas reproduzidas e/ou recriadas a partir de uma referência. Ainda que possua uma visão mercadológica, com esta análise podemos retirar a “visão pessimista” e identificar aspectos que apontem uma linha tênue entre a experiência nostálgica da audiência e a satisfação mercadológica com a audiência. |
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Bibliografia | COOK, Pam. Screening the past: memory and nostalgia in cinema. London e Nova York: Routledge, 2005. |