ISBN: 978-85-63552-24-2
Título | Dimensões da crítica em Jean-Claude Bernardet e Ismail Xavier |
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Autor | Mateus Araujo Silva |
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Resumo Expandido | Iniciados na crítica, a dez anos de intervalo, sob a influência e o estímulo de Paulo Emilio, J.-C. Bernardet e I. Xavier forjaram sua sensibilidade e seu gosto na lida com o melhor cinema brasileiro moderno, para o qual propuseram abordagens muito mais atentas e desenvolvidas do que aquelas deixadas pelo mestre comum. Nos limites da brevidade e sem tempo para maiores detalhamentos, a comunicação pretende assinalar algumas diferenças entre eles de formação (autodidata em JCB, universitária em IX), de perfil intelectual (mais crítico em JCB, mais teórico em IX), de itinerário (de rupturas e abjurações sucessivas em JCB, de aprofundamento e ciclos longos em IX), mas pretende sobretudo examinar suas convergências (de gosto, de abordagem, de escolhas, de apostas, de posicionamentos estéticos e políticos) diante da história do cinema brasileiro moderno e de suas relações com a sociedade. Examinando tais diferenças e tais convergências, vamos sugerir que a obra de pensamento construída por eles em quatro (IX) ou cinco décadas (JCB) de atividade intelectual constitui talvez, nas suas dimensões teórica, histórica e crítica, o ponto mais alto da tradição de estudos cinematográficos no Brasil. Por ocasião dos 70 anos de Ismail Xavier, e no rastro das comemorações em 2016 dos 80 anos de Bernardet, parece oportuno nos debruçar por um momento sobre as suas lições. |
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Bibliografia | 1. Bernardet, J.-Claude. Brasil em Tempo de Cinema. Rio: Civilização Brasileira, 1967. |