ISBN: 978-85-63552-24-2
Título | Raça e cinema: considerações metodológicas |
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Autor | Ana Ligia Muniz Rodrigues |
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Resumo Expandido | O cinema surgiu no Brasil num período em que as discussões sobre identidade nacional predominavam a agenda do pensamento social do país (GUIMARÃES, 2002) e as tensões e contradições raciais que marcam a autoimagem nacional estão historicamente vinculadas às representações cinematográficas. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo inferir algumas reflexões sobre a pesquisa sociológica no campo do cinema. Através do relato sobre os procedimentos metodológicos e as dificuldades durante pesquisa de doutorado sobre relações raciais e cinema brasileiro, em andamento. O relato parte da compreensão de que o objeto fílmico possui múltiplas dimensões a serem analisadas. Por um lado as imagens, que não devem ser vistas como mero reflexo da sociedade (STAM, 2008) e sim a partir de suas potencialidades. A técnica cinematográfica por sua vez também constitui um objeto de estudo da sociologia, posto que é usada para causar sentimentos específicos no espectador (SANTANNA, 2008). No outro escopo a análise do contexto social de produção é fundamental para reconhecer as relações entre os discursos sociais e a construção da representação. Num terceiro eixo também se fez necessário uma maior aproximação como campo do cinema, suas metodologias de análise fílmica e sua bibliografia especifica (AUMONT, 2003). Neste sentido, visamos contribuir com o debate acerca dos avanços dos estudos sobre ciências sociais e cinema, bem como diminuir a distância entre o dois campos de estudos. |
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Bibliografia | AUMONT, Jacques. . Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas, SP: Papirus, 2003. |