ISBN: 978-85-63552-26-6
Título | Autoria e criação coletiva em três filmes feministas da década de 1970 |
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Autor | Mariana Ribeiro da Silva Tavares |
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Resumo Expandido | Esta comunicação percorre três documentários feministas pioneiros realizados no continente americano na década de 1970, pela brasileira Helena Solberg, analisando questões como invisibilidade, processo colaborativo de produção, uso da ficção e de elementos que conformam o universo autoral da diretora como imagens de marionetes e bonecas esfaceladas. A perpetuação de imagem idealizada da mulher em conteúdos midiáticos da época - fotonovelas, filmes e propagandas de televisão - e sua influência no imaginário de mulheres latino-americanas também será analisada. Nos interessa observar a maneira com que a cineasta articula esses elementos na construção desses filmes que foram elaborados em processos colaborativos com outras mulheres nos EUA e lançados no auge da 2ª onda feminista. Os documentários integram a Trilogia da Mulher realizada nos Estados Unidos. The Emerging Woman, (A nova mulher,1974) inaugura a trilogia, seguido de The Double Day, (A dupla jornada,1975) e Simplesmente Jenny, 1977. São filmes de militância abertamente feminista e que se tornaram referência para os estudos nesta área, nos Estados Unidos e na América Latina. The Double Day foi veiculado por emissoras de televisão européias e distribuído nos EUA, Bolívia, México, Venezuela e Colômbia onde foi utilizado por grupos de mulheres para discussões em escolas, universidades e outras instituições. Esses filmes evidenciam uma postura incomum entre as contemporâneas de Solberg em seu país natal. Como lembra a pesquisadora Ana Maria Veiga, o termo "feminista", no Brasil nos anos 1970-80, era com frequência utilizado para instigar o ódio ao movimento de emancipação das mulheres, o que hoje identificamos como antifeminismo, “fazia com que houvesse a necessidade de uma negação identitária por parte das mulheres que dele se aproximavam, ao mesmo tempo em que tentavam repeli-lo.” (VEIGA, 2017, p.86). Vivendo nos EUA, Solberg presenciou outro ambiente: a efervescência política de Washington D.C, onde morava. Chegou a participar do May Day 1971 - a última grande manifestação antibélica da era Vietnã, quando milhares de pessoas de várias regiões dirigiram-se para a capital, na tentativa de interromper o trabalho do governo federal, em protesto à Guerra do Vietnã. E integrou um grupo que iria filmar as manifestações. Mas foram presos e encaminhados ao estádio RFK - Robert F. Kennedy - junto com mais sete mil pessoas, onde ficaram por dezoito horas. No estádio, Helena entrou em contato com grupos feministas, o que despertou o desejo de realizar um filme sobre a trajetória dos movimentos de emancipação das mulheres nos Estados Unidos e na Inglaterra, o que daria origem, três anos depois, à The Emerging Woman. Ao contrário do Brasil, nos EUA, a segunda onda feminista, nas décadas de 1960-70, obteve expressiva adesão de artistas, mulheres e cineastas que geralmente trabalhavam de maneira coletiva. Para a pesquisadora estadunidense Danielle Schwartz (SCHWARTZ, 2006, p. 399), o processo colaborativo, em que cada mulher dava sugestões em todas as etapas, foi estabelecido em oposição à forma tradicional griersoniana na realização de documentários. Muitos filmes foram realizados desta maneira como The Emerging Woman realizado pelo International Women’s Film Project – coletivo de mulheres que viviam em Whashington D.C e somaram conhecimentos, desejos e habilidades na realização dos três filmes. São trabalhos de criação coletiva ao mesmo tempo em que apresentam elementos do universo autoral de Solberg que assina a direção. Esta simultaneidade entre a autoria da cineasta e o processo de criação coletiva será discutida na comunicação. Obs.: Esta comunicação é um desdobramento do texto 'Helena Solberg: militância feminista e política nas Américas' escrito para "Feminino e Plural - Mulheres no Cinema Brasileiro" (Papirus, 2017) organizado pelas pesquisadoras Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco. |
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Bibliografia | SOLBERG-LADD, Helena. The Emerging Woman: Narration for the film. Washington D.C: Copyright by the Womens’s Film Project, Inc.1974. |