Voltar para a lista
 
  Título
Radar dos Estudos de Cinema e Audiovisual no Brasil
Autor
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Coautor
Paula Gomes
Resumo Expandido
Esta comunicação dá continuidade à nossa agenda de pesquisa voltada a um esforço de autorreflexão no campo dos estudos brasileiros de cinema e audiovisual e de mapeamento de suas principais tendências e particularidades. O objetivo deste trabalho é delinear um panorama introdutório e atualizado das principais pautas de pesquisa (temas) e metodologias contemporaneamente adotados no campo em questão. Para tal, aplicamos o método da mineração de dados tomando por objeto os resumos, palavras-chave e anais publicados no âmbito de três núcleos de excelência concernentes aos estudos de cinema e audiovisual no Brasil: a Socine (Sociedade Brasileira para os Estudos de Cinema e Audiovisual), o GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação) e o DT Comunicação Audiovisual da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, http://www.portalintercom.org.br/).



Recorremos também a estudos prévios mais ou menos afins em termos de metodologias e horizontes de preocupação, como o de Marcelo Alves (2017) sobre os anais da Intercom, ou o de Raquel Lobão Evangelista, com sua revisão epistemológica da produção acadêmica brasileira relacionada à ficção seriada, tomando por objeto o DT Comunicação Audiovisual da Intercom.



A partir da análise dos dados coletados e do diálogo com demais pesquisadores, tentaremos avançar neste esforço conjunto de reflexões acerca do estado da arte no âmbito dos estudos de cinema e audiovisual no Brasil.
Bibliografia

ALVES, Marcelo. Mineração de dados dos Anais do Intercom Nacional. 09/07/2017. Disponível em http://www.marceloalves.org/blog/mineracao-de-dados-dos-anais-do-intercom-nacional.



BORDWELL, David. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: Teoria Contemporânea do Cinema. Volume I. RAMOS, Fernão Pessoa (org.) Ed. Senac São Paulo, 2005, pp. 25-70.



EVANGELISTA, R.; VASCO, T; BECK, V. PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA DE FICÇÃO SERIADA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO EPISTEMOLÓGICA. Anais Pensacom 2017.



MASCARELLO, F. Procura-se a audiência cinematográfica brasileira desesperadamente, ou Como e por que os estudos brasileiros de cinema seguem textualistas. In: MACHADO JR, Rubens et. al. Estudos de cinema Socine VII. São Paulo: Socine, 2012. p.151-160.



_____. O Dragão da cosmética da fome contra o grande público: uma análise do elitismo da crítica da cosmética da fome e de suas relações com a Universidade. Intexto, n. 11, p. 63-77, 2004.