ISBN: 978-85-63552-26-6
Título | A nação partida: desenvolvimento e cosmopolitismo |
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Autor | Raul Lemos Arthuso |
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Resumo Expandido | Na presente década, ocorreu uma irrupção de fraturas históricas da sociedade brasileira. Ficou evidente que as injustiças sociais de profundas raízes na formação da nação não foram superadas e que, por outro lado, o combate as desigualdades promovido desde 2002 reconfigurou o que entendemos como a nação Brasil. Não só houve uma expansão do mercado consumidor interno como o país deixou de ser um coadjuvante na política externa e passou a global player no concerto das nações (Ab'Sáber, 2011). Participamos das grandes decisões mundiais, criamos um bloco político alternativo, passamos de devedores a credores na economia internacional, ganhamos o direito de sediar os dois maiores eventos esportivos do planeta, nosso presidente era "o cara"... Se a primeira década dos anos 2000 foi marcada por uma euforia de consumismo pop e cosmopolita, esta segunda década marca a dissolução deste projeto de nação. A partir do cotejo dos filmes "Brasil S/A" (Marcelo Pedroso, 2014) e "Copa de Elite" (Vitor Brandt, 2014), o presente trabalho ensaia apontar como, de modos diferentes, ambos os filmes dialogam com esse momento de ruptura na história da nação. "Brasil S/A" faz um retrato de um país desenvolvimentista, marchando a passos largo rumo à colonização de Marte. O filme cria um painel onde o futuro parece ter se tornado presente, utilizando uma estética plastificada que retoma modulações e tonalidades do filme institucional e da publicidade, aparentemente desencaixadas com o conteúdo ácido das cenas. O silêncio das pessoas – nenhum palavra é dita pela personagens – e a ausência do círculo azul da bandeira brasileira, marcam um descompasso que a própria forma fragmentária da obra potencializa. A nação progride, mas está desconjuntada. As cores intensas contrastam com as roupas brancas e assépticas da população de classe média. O ritmo desenfreado se choca com o silêncio. O título remete a esse país fatiado em anônimos, transformado em empresa onde qualquer um (com grana) pode tirar sua parte. "Brasil S/A" retoma o gesto alegórico do cinema moderno brasileiro, utilizando a colagem, a fragmentação e o choque de signos imprevistos que dialogam com o destino nacional. Porém, ao invés de uma "modernização conservadora" (Xavier, 1993), o filme de Pedroso retrata um "reformismo fraco" (Singer, 2012), baseado no consumo cosmopolita, um desenvolvimentismo contemporâneo rentista (como indica o S/A do título) e uma vida social que busca evitar o confronto com a realidade histórica de subdesenvolvimento e desigualdades. Já "Copa de Elite" faz uma paródia dos filmes brasileiros dos anos 2000, através de uma trama que insere ações de um excêntrico comandante do BOPE durante a Copa do Mundo no Brasil. Principalmente, há o dado curioso da paródia: se na chanchada dos anos 1940 e 50, o gesto paródico lidava criativamente com a defasagem em relação ao modelo de cinema industrial, em Copa de Elite a cultura nacional se basta como caldo pop a ser motivo de escárnio. Há algo novo aqui apontado: parte da cinematografia brasileira contemporânea se empenhou em diversas frentes - as biografias musicais, as comédias de costumes, o filme de ação - na constituição de uma cultura pop de símbolos nacionais, não mais importando signos do cinema hollywoodiano, mas "adequando" as figuras locais a um ritual pop mundializado ("Cidade de Deus" e "Tropa de Elite" são os exemplos mais bem sucedidos). Uma nação cosmopolita, autossuficiente, pop, integrada. Nada mais distante da alegoria de "Brasil Ano 2000", de Walter Lima Júnior. A paródia de "Copa de Elite" expõe esse novo ufanismo: o Brasil é o mundo, onde a Copa, o Papa, o ator oscarizado e os gringos perdidos se (des)encontram nessa grande festa (inter)nacional. O filme mostra a Copa do Mundo como um carnaval, expurgo de uma nação que apostou todas as suas fichas em se tornar um global player. |
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Bibliografia | AB’SABER, Tales. Lulismo, carisma pop e cultura anticrítica. São Paulo: Hedra, 2011. |