ISBN: 978-85-63552-26-6
Título | A experimentação estética e o engajamento político de Santiago Alvarez |
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Autor | Tainá Carvalho Ottoni de Menezes |
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Resumo Expandido | O presente trabalho faz parte da pesquisa para a dissertação de mestrado, que vem sendo desenvolvida no programa PPGCINE da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro. A pesquisa tem por objeto a obra do documentarista, Santiago Alvarez, reconhecida pelo forte conteúdo político-propagandístico da Revolução Cubana. Alvarez coordenou e dirigiu a produção dos Noticieros ICAIC Latinoamericanos, cine-jornais que trouxeram semanalmente, durante 30 anos, as atualidades da Revolução. A obra cine-jornalística de Alvarez se destaca prontamente pela amplitude: são 600 edições dirigidas por ele, de um total de 1493 edições realizadas sob sua coordenação geral, sendo que trinta dessas edições tornaram-se documentários, muitos deles premiados nacional e internacionalmente. Embora os Noticieros tenham sido criados com o objetivo de agitação e propaganda ideológica da Revolução Cubana, sob os preceitos leninistas de “levar arte e educação às massas”, contribuindo para a construção de uma nova identidade nacional, alguns autores defendem o postulado de que a riqueza estético-formal da produção de Santiago Alvarez, transcende a circunstância imediata que marcou sua criação. Apontam para a grande variedade de técnicas desenvolvidas por Alvarez, ou apropriadas por ele e utilizadas de maneira atípica, envolvendo a utilização de diversos tipos de material visual e sonoro, incluindo, em alguns casos, elementos da cultura e da arte pop, que marcariam uma ousada e inovadora linguagem cinematográfica. Nossa pesquisa parte da discussão teórica em torno das questões estético-formais elencadas acima. Entretanto, entendemos que essas constatações foram feitas, majoritariamente, a partir das análises de obras realizadas no início da carreira de Santiago Alvarez como documentarista. Considerando que o regime cubano passou por diversas transformações durante o período de atuação de Alvarez como diretor e coordenador dos Noticieros ICAIC Latinoamericanos, de 1960 à 1991, e que essas transformações afetaram diretamente as políticas culturais dentro da ilha, e consequentemente as orientações do ICAIC frente ao embate entre experimentação estética e engajamento político, este trabalho tem como objetivo verificar de que maneira as experimentações e inovações na linguagem cinematográfica, desenvolvidas pelo documentarista cubano, são sustentadas ao longo de sua produção. Buscamos propor uma periodização da produção de Santiago Alvarez, identificando diferentes fases e relacionando-as com as transformações que modularam os objetivos e as exigências estatais que afetaram diretamente a política cultural da ilha. Em seguida iremos selecionar um filme que possa representar cada uma das fases identificadas da produção de Santiago Alvarez, para realizar uma análise estético-formal. Buscaremos, a partir das análises responder às seguintes questões: 1) De que maneira as fases identificadas na produção de Santiago Alvarez se vinculam às diferentes diretrizes oriundas das transformações no regime cubano? 2) De que forma o documentarista rompe limites estéticos e formais que deveriam ser respeitados, de maneira mais ou menos acirrada, nos diferentes momentos de sua produção? 3) É possível identificar uma certa ousadia em relação experimentações formais em todas as fases, ou houve momentos de maior burocratização em termos de linguagem, que aproximaram o cinema de Santiago Alvarez à um cinema panfletário mais clássico? Acreditamos que um estudo que contemple todo o período da produção documentária de Santiago Alvarez (mesmo que isole apenas um filme para análise, como representante de cada fase de sua produção), possa contribuir para aprofundar o debate em torno das inovações estético-formais de Santiago Alvarez, considerando a importância do documentarista cubano para o desenvolvimento de uma linguagem documental, principalmente na América Latina, mas sem cair numa possível monumentalização de sua de sua obra. |
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Bibliografia | BORRERO, Antonio Garcia. Cine Documental en America Latina. Ediciones Cátedra. Málaga, 2003. |