ISBN: 978-85-63552-26-6
Título | Trânsitos narrativos e produtivos entre pornochanchada e telenovela |
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Autor | Guilherme Fumeo Almeida |
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Coautor | Vanessa Kalindra Labre de Oliveira |
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Resumo Expandido | Os anos de 1970 foram decisivos para o design produtivo do audiovisual brasileiro. Enquanto as pornochanchadas se estabeleciam enquanto o grande exemplo cinematográfico de cultura popular de massa do período, como destaca Flávia Seligman (2000), as novelas passavam por um importante processo de modernização, gerando um novo entendimento sobre teledramaturgia e estética aplicada à TV (FILHO, 2003). Ainda que as telenovelas e as pornochanchadas sejam muito distintas, há certa proximidade em termos de modelo de produção, o que justifica, em partes, o trânsito narrativo e de profissionais entre esses diferentes campos, objeto de interesse deste trabalho. Surgida entre fins dos anos 1960 e início dos 1970, a pornochanchada foi associada a uma ideia de gênero cinematográfico que dava destaque a um humor marcado pela ambiguidade, pelo duplo sentido, pelo erotismo e pela crítica de costumes comportamentais. Ao ressignificar cinematograficamente elementos presentes em diversas formas de entretenimento popular, como o teatro de revista, o circo e o rádio, além de atualizar a dinâmica humorística urbana das chanchadas dos anos 1940 e 50, a pornochanchada apresentou unidade própria e uma produção regular de filmes, contribuindo para a época de maior ocupação de mercado interno do cinema nacional: de 1972 a 1982, 30% dos ingressos vendidos no país (cerca de 120 de um total de 350 milhões) eram destinados a sessões de cinema que exibiam filmes brasileiros (SIMÕES, 2007). Outro importante produto massivo na década de 1970 foi a telenovela, principalmente aquela desenvolvida na Rede Globo de Televisão. No período, sob a responsabilidade de Daniel Filho, a teledramaturgia sofreu grandes transformações: passou a explorar temáticas nacionais e adaptações da literatura brasileira por meio de personagens menos maniqueístas e uma estética mais realista, além de propor um processo de produção mais ágil e industrial, enaltecendo sua qualidade técnica como diferencial no mercado — características que contribuíram com o desenvolvimento do que ficou conhecido como um padrão de qualidade da emissora (FILHO, 2003; OLIVEIRA SOBRINHO, 2011). Ainda que sob perspectivas comerciais e estéticas distintas, a telenovela e a pornochanchada partilham de algumas singularidades, dentre elas: certas estruturas narrativas, através do enfoque nos dramas pessoais e o uso de elementos do cotidiano urbano; os modos de produção, a partir de uma realização ágil e uma estética realista; além do trânsito de profissionais, como o autor e roteirista Silvio de Abreu, o ator Nuno Leal Maia, a atriz Sônia Braga e o ator, produtor e diretor de pornochanchadas Carlo Mossy, todos com intensa experiência em ambos os setores. Assim, partindo da análise dos modos narrativos e de produção adotados pela pornochanchada em sua construção enquanto gênero cinematográfico comercial ao longo dos anos 1970, bem como da produção teledramatúrgica do período, o presente trabalho problematiza as marcas deste deslocamento e o contexto social, político e cultural que criou as bases para a existência deste diálogo. Esta proposta é um braço comum das pesquisas de doutorado dos autores: a primeira, analisa o cinema popular brasileiro por meio da produção cinematográfica de Daniel Filho, responsável pela modernização da teledramaturgia brasileira e pela direção e produção de algumas das maiores bilheterias do cinema nacional contemporâneo, e a segunda analisa a representação das relações interpessoais sociais nas pornochanchadas brasileiras das décadas de 70 e 80 e conta com auxílio de bolsa CAPES. Ambas são desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS), sob orientação da Prof.ª Drª Miriam de Souza Rossini. |
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Bibliografia | ABREU, Nuno Cesar. Boca do Lixo: cinema e classes populares. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2002. |