ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Montagem e espaço nos discursos sobre imigrantes brasileiros |
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Autor | Alexandre Nakahara |
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Resumo Expandido | Esta apresentação pretende focar-se nos resultados de pesquisa de mestrado realizado sobre três filmes produzidos desde 2000 na cinematografia nacional japonesa que possuem como tema central a presença de imigrantes brasileiros no Japão. Os filmes que compõem o corpus desse estudo são The City of Lost Souls (2000, dir. Takashi Miike), Saudade (2011, dir. Katsuya Tomita) e Peixinho Mágico (2012, dir. Shōhei Shiozaki). Compondo um grupo bastante heterogêneo em relação a gênero e estilo, os filmes também portam diferentes discursos em relação à possibilidade de uma sociedade multicultural no Japão. O movimento migratório em comum entre esses objetos teve início no começo dos anos 1990 quando a alteração de uma lei de imigração no Japão permitiu a residência e trabalho de descendentes de imigrantes japoneses nascidos em outros estados-nação, acarretando um grande fluxo de pessoas para o país. A partir de uma análise da construção espacial desses filmes, que se dá por meio de diferentes tipos de montagens, e levando em consideração uma proximidade do cinema de artes móveis como a arquitetura e também da cultura de viagens, o objetivo desse trabalho é apresentar alguns dos discursos em jogo e pensar o que eles apontam em relação às pessoas representadas e aos ideais nacionais. O trabalho tem como intuito um olhar crítico em relação a essas representações, para isso, aproximo cada um dos filmes e suas montagens aos eixos temáticos distopia, realismo e utopia ressaltando as diferenças ideológicas de cada abordagem. |
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Bibliografia | BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Cosac Naify, 2014. |