ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Narrativas da crítica: resgate e história na transformação dos meio |
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Autor | Fatimarlei Lunardelli |
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Resumo Expandido | Em um período muito rápido, de oito anos, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema, fundada em 2011, articulou um projeto editorial de resgate e difusão da memória do cinema brasileiro, constituído por uma série de livros que iniciou com o ranqueamento dos 100 melhores filmes, escrutinados entre os críticos associados. Dos oito livros, entre lançados e em preparação, “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil” traz, pela primeira vez, um amplo e completo levantamento da profissão que evoluiu e vem se transformando, com o próprio cinema, desde a primeira metade do século XX. Resultado de notável trabalho coletivo, a obra reúne artigos de 24 associados, professores e pesquisadores, que apresentam, do Acre ao Rio Grande do Sul, o desenvolvimento da crítica em 23 estados brasileiros. A crítica no País, até agora objeto de pesquisas acadêmicas pontuais, circunscritas a personagens ou períodos, ganha uma narrativa por ela mesma. Junto com os artigos históricos, escritos com base nas experiências e pesquisas de cada crítico em sua região, a publicação trata do quadro atual e traz textos específicos sobre as mulheres na crítica no Brasil, formação das entidades de associados e a internet. Dos relatos emerge o processo de consolidação da crítica como um gênero diferente do noticiário jornalístico ou da crônica. A visão panorâmica permite que se identifique concomitâncias na cultura cinematográfica, com especial destaque para o cineclubismo e a cinefilia e seu papel formador de públicos e críticos. A criação dos cadernos culturais nos jornais, o surgimento das revistas especializadas, o anseio de aprofundamento do olhar sobre os filmes se desenham na tensão das políticas editoriais, nas pautas de engajamento pelo cinema brasileiro e nas contingências de mercado. Há uma conexão, entre as histórias regionais e os tempos históricos, que se revela na visão comparativa que a obra panorâmica oferece. Nos passos da Cahiers du Cinéma, criada em 1951 na França, foi lançada no Brasil a Revista de Cinema, no ano de 1954. Ao mesmo tempo em que recebia e debatia as novidades de fora, a crítica se colocava em campo nas discussões sobre o Cinema Novo. Ainda que os veículos de comunicação se concentrem no Sudeste, o que surge da visão historiográfica do livro é a importância e o significado que assumem, para o debate e a reflexão, os jornais locais. Diferente do crítico tradicional, preso à agenda jornalística, os novos profissionais da crítica buscam outros espaços e formas de circulação do conhecimento. O projeto editorial da Abraccine, que combina textos de profissionais que atuam na mídia e acadêmicos vinculados às universidades, produz novas intersecções dialógicas no campo dos estudos da crítica de cinema no País. Ao produzir um livro sobre a própria trajetória, a crítica projeta uma imagem de si que é visão panorâmica, gesto de análise e reflexão. Num momento de reconfiguração da imprensa, com a redução das publicações impressas e a ampliação das possibilidades com a internet, torna-se fundamental para a crítica conhecer sua história e preservar sua memória. |
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Bibliografia | BAZIN, André. O cinema: ensaios. SP: Brasiliense, 1991. |