ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Direção de arte: repertório, interpretação e comunicação visual. |
|
Autor | Nívea Faria de Souza |
|
Resumo Expandido | Através de uma análise crítica e comparativa, pretende-se confrontar as escolhas visuais percorridas em duas produções audiovisuais homônimas, Os maias de Eça de Queirós, uma brasileira e outra portuguesa. Levando em consideração seus realizadores e equipes, almeja refletir sobre a construção de repertório de cada indivíduo da equipe que faz refletir em estilos e escolhas completamente diferentes para a elaboração de uma mesma obra. A partir de uma análise crítica e comparada entre duas obras audiovisuais homônimas, deseja-se revelar um recorte das possibilidades que um mesmo texto pode apresentar para uma produção e como a direção de arte labora para conceber e materializar a estética pretendida. A proposta desse trabalho é pensar o repertório de criação do indivíduo a partir da comparação de duas obras cinematográfica. O objetivo é deslindar as semelhanças e diferenças da interpretação criativa da arte, enfatizando a composição visual defendida em cada uma das obras. Pretende-se confrontar as escolhas visuais percorridas em duas produções audiovisuais baseadas no livro Os maias de Eça de Queirós, uma brasileira e outra portuguesa. Levando em consideração seus realizadores e equipes, almeja elucubrar sobre a construção de repertório de cada indivíduo da equipe que faz refletir em estilos e escolhas completamente diferentes para a elaboração de uma mesma obra. Nesse processo há que se considerar os estilos de cada diretor, a proposta de construção visual que cada um trabalha, dentro de seus próprios padrões e principalmente de suas culturas, formação, referências e mercado de destino da obra. Ambos diretores, aqui propostos, Luiz Fernando Carvalho e João Botelho, são realizadores de trabalhos minuciosos, que se atém aos detalhes, vislumbram conceitos e são preocupados com a composição cênica, atento às interpretações dos atores, mas são acima de tudo visuais, preocupados com a visualidade da cena dentro da narrativa. Cada um a seu modo, o trabalho pretende mostrar de que maneira as escolhas dentro do âmbito da direção de arte pode modificar e diferenciar uma obra de outra, ainda que possuam o mesmo enredo literário. |
|
Bibliografia | ALONSO, A. 2012. Repertório segundo Charles Tilly: História de um conceito, Sociologia & Antropologia, ano 2, v 3, p. 21-41. |