ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | O processo de montagem em Redemption, uma ficção por arquivos. |
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Autor | Vanessa Cordeiro Marques |
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Resumo Expandido | O filme Redemption é construído a partir de imagens de arquivo e da leitura de quatro cartas apresentando traços da intimidade de pessoas aparentemente anônimas. No decorrer das narrações, assistimos a uma pluralidade de imagens coloridas e em preto e branco de situações familiares, de rituais, de aglomeração de pessoas nas ruas, exposição da natureza e de animais domésticos e selvagens, demonstrando variações da vida pública e privada, relacionadas, supostamente, ao ambiente daqueles personagens. Ao final do filme, temos acesso à identidade dos autores das cartas e entendemos que se trata de uma obra ficcional. Os textos lidos foram criados por Miguel Gomes – diretor do filme – e Mariana Ricardo – parceira do cineasta desde dezoito anos de idade – e revelam a “falsa” intimidade de Pedro Passos Coelho, Silvio Berlusconi, Nicolas Sarkozy e Angela Merkel, englobando assim quatro políticos importantes da Europa Ocidental – Portugal, Itália, França e Alemanha. Ainda que as correspondências tenham um aspecto íntimo e ficcional, as datas citadas estão relacionadas a acontecimentos públicos na vida dos retratados, acentuando a relação estabelecida entre a realidade e a ficção, uma característica marcante nos filmes do diretor. Redemption foi pensado durante o processo de realização do longa metragem Tabu (2012), quando Gomes ainda não sabia se poderia filmar em Moçambique, local escolhido para o romance dos personagens Aurora e Ventura, lançando o autor na busca pelo acervo de imagens pessoais para fabular o universo amoroso do casal como hipótese narrativa. Ao realizar a pesquisa de arquivo, Gomes relata que se sentiu “atraído pelas imagens de super 8. Têm qualquer coisa de fantasmagórico, de um cinema primitivo também" . As imagens pesquisadas não foram utilizadas em Tabu, já que o Gomes pôde gravar na África, mas serviram ao produto final do Workshop ministrado pelo diretor no centro de formação artística e audiovisual Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains – , na França. Além de acompanhar os alunos na construção de um filme, os professores do curso são convidados a realizar também uma obra cinematográfica. Redemption foi o resultado desse convite, tendo, assim, um caráter pedagógico relevante na construção de um filme especificamente de montagem e por suas características elementares de recombinação de sons e imagens, aspecto fundamental dessa análise. |
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Bibliografia | ADELAAR, Samuel. “Miguel Gomes’ Redemption and the Multiple Lives of the Moving Image.” www.academia.edu/17584669. Acesso em 22 maio 2017. |