ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Estratégias de escrita de roteiro no “Realismo de Confronto” |
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Autor | Marcela de Souza Amaral |
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Resumo Expandido | O artigo propõe investigar os processos de produção do realismo em dois filmes, onde o os métodos de roteirização e conjuntamente, a construção dos personagens, se dá de forma contínua, desde a preparação até o fim das filmagens; permitindo com isso, um distinto “aproveitamento” da realidade pró-fílmica. Boyhood (Richard Linklater, 2014) é uma produção de doze anos, durante os quais elenco e equipe se reuniam uma ou duas vezes por ano para as filmagens, enquanto o roteiro ia sendo desenvolvido. A narrativa fílmica passava então a aproveitar particularmente as mudanças físicas dos atores para as histórias dos personagens. Entre os muros da Escola (Laurent Cantet, 2008) ganhou forma a partir de workshops com os atores (não profissionais), escolhidos entre os estudantes de uma escola pública, e que ajudaram a compor os personagens fictícios com elementos das suas experiências de vida; contudo, nenhum deles interpreta a si mesmo. Em ambos os casos, constata-se a “justaposição” entre os processos de criação e produção, promovendo um “deslocamento” da etapa de roteirização, uma vez que ela só é completada durante as gravações, ou mesmo posteriormente. Observa-se ainda e fundamentalmente, que esses filmes operam uma forma de realismo que permite a abertura em suas narrativas para a imprevisibilidade do “evento de verdade” (NAGIB, 2011) da realidade pró-fílmica. Identificamos esta forma de realismo, como um “realismo de confronto”, pois ela resumiria o conjunto de estratégias que permite aos filmes colocar em “confronto” atores e personagens, realidade e ficção, narrativa e evento; com o possível intuito de promover uma forma de realismo com um nível distinto daquele produzido pelas estratégias clássicas da ficção; ou por recursos apenas documentais. Assim, este artigo busca compreender o possível intuito desses filmes de, através de mecanismos de produção de um realismo baseado no confronto entre os âmbitos representativos e reprodutivos da realidade, produzir uma forma de realismo que se traduza em um potente questionamento ao real. |
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Bibliografia | Referências bibliográficas: |