ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | O encontro entre a Educação e o Cinema Novo na realização de O Parque. |
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Autor | Marcio Blanco |
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Resumo Expandido | No final de 1964 o Jornal do Brasil publica uma matéria sobre a presença do Cinema Novo na Itália na V Resenha do Cinema Latino-Americano, um evento emblemático na projeção desse Movimento na Europa. É nesse evento que Glauber Rocha lança o Manifesto Estética da Fome. Entre os dezessete longas e sete curtas que compuseram a programação dedicada ao Cinema Novo está o curta-metragem O Parque, primeiro filme produzido por alunos de uma escola pública no Brasil dentro de um curso de introdução ao cinema. A produção de O Parque é um ponto de inflexão na relação entre cinema e educação no Brasil que até então se restringia à produção e difusão de filmes educativos nas escolas. Realizado na Escola Estadual Brigadeiro Schorcht no Rio de Janeiro e conduzido pela professora de português Maria José Alvarez O Parque estabelece pela primeira vez a fronteira entre dois modos de operar a relação entre cinema e educação nas escolas: exibição e produção de filmes. A demarcação dessa fronteira tenciona dois regimes de visualidade e modos da escola mediar, por meio da imagem, a relação entre os fenômenos do mundo e o sujeito cognoscente, no caso o aluno. O emblema do primeiro regime é a câmara escura, modelo mais amplamente utilizado nos séculos XVII e XVIII para explicar a visão humana e representar sua relação com o mundo exterior. Ela define um observador isolado de um mundo previamente dado da verdade objetiva. Nesse regime a imagem é a representação fidedigna dos fenômenos do mundo e é conferido à ela um estatuto científico equivalente ao das disciplinas escolares. O segundo regime é dotado de uma ambiguidade que passa a vigorar no século XX por meio do cinema e da televisão. Ele é o desdobramento de pesquisas científicas desenvolvidas no século XIX, que vão localizar no corpo do sujeito observador, em especial no funcionamento do olho humano, o papel constitutivo da visualidade. Esse regime ao mesmo tempo que favoreceu a difusão de discursos à direita e à esquerda do espectro político também permitiu a produção e circulação de discursos audiovisuais afastados do controle do Estado e das pressões exercidas pelo mercado cinematográfico (CRARY, 2012). É o caso da realização dos primeiros filmes do Cinema Novo e da produção de O Parque. A relação entre esses dois eventos começa ainda durante o Curso de Introdução ao Cinema, o CIC, que deu origem ao filme com a participação de professores que integravam o Cinema Novo, como Alex Viany e David Neves. Os filmes do Cinema Novo e O Parque compartilham os mesmos procedimentos de realização, como a utilização de não atores, filmagens fora de estúdio e equipamentos leves de filmagem. Após a passagem do filme por cineclubes, televisão, escolas, mostras de cinema e de uma ampla repercussão na imprensa na década de 60 o filme caiu no esquecimento, sendo apagado da historiografia do cinema brasileiro e da educação. Sustento que o cruzamento entre dois campos de enunciado – cinema e educação – provocado pela produção do filme gera um “não lugar” no que tange à autoria, o que contribuiu para esse apagamento. O Parque é ao mesmo tempo filme e processo pedagógico o que explica que seus créditos não tragam a figura de “direção”, constando apenas a função de coordenação geral atribuída à Maria José. É preciso lembrar que a figura do diretor possuía uma grande importância para no Cinema Novo, reunindo para si os traços estilísticos e a visão de mundo contida na obra. Por outro lado, a produção do filme opera uma mediação afetiva entre os alunos realizadores e o bairro onde moram. Seu resultado guarda apenas os rastros do processo pedagógico a que deu ensejo, aquilo que uma educação centrada apenas na transmissão de conteúdos não pode capitalizar. |
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Bibliografia | AGAMBEN,Giorgio. O que é um dispositivo?. In: O que é o contemporâneo. Chapecó: Editora Argos, 2009. |