ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | “sentir, pensar e agir”: o fazer cinematográfico de mulheres indígenas |
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Autor | Sophia Pinheiro |
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Resumo Expandido | Nessa proposta de pesquisa, parto da hipótese de que há uma nova perspectiva do cinema e da arte indígena contemporâneos com ênfase ao “sentir, pensar e agir” (Walter Mignolo & Gómez Pedro, 2012), alinhadas às estéticas decoloniais. A pesquisa entende como sua principal questão investigativa as práticas estéticas e de linguagem cinematográfica de algumas mulheres indígenas cineastas, de diferentes etnias no Brasil e na América Latina, com a pergunta: como elas podem debater e confrontar o establishment do cinema no mundo? A teorização da colonialidade do saber e do ser, colonialidade política e econômica, da religião que aprisiona a espiritualidade, colonialidade de gênero e da sexualidade, da etnicidade, é extremamente relevante para o atual momento histórico tratar dessas narrativas visuais autônomas, localizando as mulheres indígenas como sujeitas históricas sem inseri-las, necessariamente, em um quadro teórico fechado, respeitando assim suas singularidades étnicas e sociais. Assim, quando essas artistas indígenas estão produzindo arte e cinema contemporâneos, que dimensões elas acionam? Qual a agência política das imagens que elas produzem? Que “outra” arte é essa? Como combatem as representações imagéticas construídas historicamente com suas imagens? Por que a linguagem cinematográfica realizada por mulheres indígenas são tidas como “uma arte menor” ou datadas por um dito “cinema indígena”? |
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Bibliografia | BAHRI, Deepika. Feminismo e/no pós-colonialismo. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 659-688, maio-ago. 2013. |