ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Biografias no cinema: resgate da memória individual e coletiva |
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Autor | Graziela Aparecida da Cruz |
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Resumo Expandido | O cenário cinematográfico, no Brasil e no mundo, tem registrado uma crescente produção de documentários biográficos e cinebiografias. Este trabalho destaca a importância desses documentos biográficos, particularmente os voltados a personagens do cenário musical brasileiro, para o resgate e preservação da memória da cultura nacional, e apresenta perspectivas de análise da construção biográfica na linguagem cinematográfica. A contribuição do documentário biográfico vai além do registro sobre a vida de um personagem reconhecido. As biografias permitem ao público uma viagem a outros contextos históricos e culturais. O resgate memorialístico, presente nesses filmes, transporta o espectador para outros tempos e espaços, e é um recurso fundamental para a preservação histórica e da memória e cultura de um povo. Dados estatísticos revelam que as biografias, em livros ou filmes, atraem um público cada vez maior, no Brasil e no mundo. Alguns pesquisadores explicam esse interesse, pelo fato da biografia poder representar uma “âncora temporal”, um chão firme e seguro no qual se pode encontrar estabilidade, em meio a uma contemporaneidade marcada pela velocidade e instantaneidade dos eventos. O passado, assim, tem se tornado uma referência emblemática para a cultura contemporânea. (SCHMIDT, 2000, p. 279-280). O autor Felipe Pena afirma que vivemos em um momento contemporâneo marcado por um ritmo alucinante, com mudanças aceleradas e dissolução de certezas e referenciais. Daí, a busca por alguma estabilidade por meio da valorização da memória. Lembrar é trazer de volta antigos modos de vida e experiências sociais. É tentar reviver momentos de coerência e estabilidade (PENA, 2004, p. 19). Mas como se dá a construção do documentário biográfico? Como são utilizados os diversos elementos da linguagem do cinema para que se produza o “retrato” de um personagem histórico? O artigo a ser apresentado pretende estabelecer perspectivas de análise da construção biográfica no cinema: a relação entre diretor e biografado; o acesso e organização das informações; o processo de pesquisa e acesso a fontes pessoais e documentais; a utilização de arquivos de imagens e sons; a recriação do contexto em que se passa a história do personagem; os critérios éticos e estéticos para a construção da narrativa; os elementos considerados no processo de filmagem; o processo de montagem e edição; enfim, o uso de recursos da linguagem cinematográfica para a construção da narrativa biográfica. Para ilustrar a construção biográfica no cinema, serão apresentados trechos do filme “Cartola: música para os olhos” (2007, Dir: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda) que revelam elementos próprios da linguagem fílmica, utilizados para a construção da narrativa biográfica. O filme corrobora a ideia de que a biografia construída ultrapassa a vida e história do personagem principal e retrata uma a trajetória histórica do próprio povo e cultura nacionais. |
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Bibliografia | ARANTES, Silvana. “Cartola resgata dívida do cinema com samba da Mangueira”. In: /www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u65581.shtml – Publicado em 30/10/2006 |