ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Filme-ensaio e documentário - Passagens |
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Autor | Francisco Elinaldo Teixeira |
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Resumo Expandido | Dos anos de 1980 em diante o território do documentário (anti-documentários?) atingiu um relevo inédito na cultura audiovisual, com estilísticas emergentes que o liberaram de sua longa subsunção à ficção, assim adquirindo uma autonomia em mostras e antologias exclusivas. Algo homólogo aconteceu com o domínio do filme-ensaio no início da década seguinte, diferentemente de sua trajetória moderna rarefeita, com desafios teóricos-conceituais lançados até à atualidade. Mas, ao contrário do documentário, sua indexação (inscrição social) permaneceu frouxa e hesitante, praticamente recoberta pela indexação documental, na condição flutuante de um não-lugar, de objeto estranho à estabilidade que os outros domínios adquiriram desde o período clássico (ficcional, documental, experimental-vanguarda). Ou seja, via de regra o filme-ensaio é indexado como um desdobramento das novas estilísticas do documentário que, assim, lhe retiram sua diferença e especificidade. Filme-ensaio e documentário, embora com trocas intensas de materiais e procedimentos composicionais, num primeiro momento parecem indiscerníveis, mas não se confundem em sua concepção e consistência de domínios relativamente autônomos. O propósito dessa comunicação, teórico-conceitual, é trazer elementos que iluminem as passagens entre ambos, confluências e linhas de fuga de um a outro, assim expondo a complexidade de um avançado e rico debate na cultura informacional-digital da atualidade. |
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Bibliografia | Corrigan, Timothy - O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015. |