ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | GÊNERO, RACISMO E EDUCAÇÃO EM DIÁRIOS DE CLASSE (2017) |
|
Autor | Carla Conceição da Silva Paiva |
|
Resumo Expandido | Diários de classe (2017) é um documentário independente d@s diretor@s Maria Carolina e Igor Souza que acompanham o cotidiano de três alunas de centros de alfabetização para adultos em Salvador - BA. Entre todas as desigualdades sociais, resultantes das relações de gênero e raça, essa produção escolhe abordar a educação feminina. Nossas primeiras observações, com base na leitura de autoras como Rosemberg (2012); Bispo e Macêdo (2014) e Ribeiro (2018), indicam que se trata de um filme que colabora com discussões oportunas sobre gênero, feminismo negro, racismo, transsexualidade, justiça e educação, tudo saindo da boca das três protagonistas que amplia suas vozes, para além da revolta e do medo, refletindo e agindo contra as posições sócio-históricas forçosamente impostas a ambas também pelas relações de gênero e classe (SAFFIOTI, 1992). Tifany Moura é uma adolescente que vive num abrigo público e está em sua trajetória de descoberta com a transsexualidade. A segunda é Vânia Costa, uma mãe encarcerada que tenta aprender o Código Penal para se defender no Tribunal, uma vez que ainda não teve acesso a assistência jurídica. E, por fim, Maria José Santana, que concilia o trabalho de doméstica com os estudos. Diários de classe ainda observa as dificuldades de se aprender e ensinar, demonstrando como as mulheres, que estão no lugar da educação básica, tanto como professoras, diretoras e estudantes (LOURO, 1994), assumem papéis que vão além de educadoras, são conselheiras e incentivadoras de uma silenciosa revolução social (AREND, 2012). Face ao exposto, nosso trabalho, que é parte de uma investigação sobre os tipos de representações sociais que estão sendo construídas das mulheres negras no documentário contemporâneo brasileiro, realizará uma análise fílmica acerca das questões atribuídas ao ser mulher negra, a partir do contexto histórico do feminismo negro, buscando nessa narrativa audiovisual algumas respostas para tantos questionamentos que o processo histórico direciona a esse grupo social. |
|
Bibliografia | AREND, S. Trabalho, escola e lazer. In: PINSKY, C. B. E PEDRO, J. M. (Org.) Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012. |