ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | A questão síria na ficção seriada e no documentário jornalístico |
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Autor | José Augusto Mendes Lobato |
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Resumo Expandido | Amplamente integradas à cultura audiovisual e, em escopo mais amplo, ao nosso cotidiano, as imagens que nos levam ao distante e ao desconhecido têm, além de todas as atribuições comuns a todo processo de representação, a função de configurar entendimentos, sensos e chaves de leitura que permitem a apreensão da alteridade e seu posicionamento no corpo social. Conforme nos apontam autores como Roger Silverstone (2002), os processos de mediação carregam uma das principais responsabilidades da comunicação em larga escala: eles, diz o autor, nos permitem “enquadrar, representar e ver o outro e seu mundo”, muitas vezes sem nos levar a aceitar o “desafio do outro” – ou seja, a observância plena de sua complexidade (SILVERSTONE, 2002, p. 23). Essa perspectiva é particularmente crítica ao examinarmos a construção das narrativas de conflito, que têm como fio condutor a demonstração de episódios de dor e trauma – diásporas, guerras, confrontos, perdas etc. – e, frequentemente, o trânsito entre culturas e o desajuste de fronteiras materiais e simbólicas. Reside aí nossa indagação: em um universo atravessado pela pregnância do audiovisual e pelo acesso a discursos de diferença, de que modo o outro e seus conflitos são narrados no espaço televisivo brasileiro? Quais estratégias regem sua construção – e como se dá essa leitura nos campos de ficção e não ficção? Para investigar tal fenômeno, lançamos foco sobre uma situação de conflito de ampla visibilidade: a Guerra Civil na Síria – considerada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) a maior crise de deslocamento do mundo. No total, cerca de 65,6 milhões de pessoas haviam sido forçadas a deixar seus locais de origem em escala mundial em 2016. Com mais de 5,6 milhões de refugiados registrados em outras nações, porém, a Síria tem, hoje, a condição mais crítica, com reflexos para países como o Brasil – que, de 2010 a 2016, acolheu mais de 3.700 solicitações de refúgio de sírios, somadas a outras 823 em 2017, representando 35% do total de refugiados reconhecidos pelo Estado (BRASIL, 2018). A fim de examinar o tratamento para a questão síria em narrativas audiovisuais contemporâneas, tomamos como objeto dois eixos de produção. De um lado, a ficção seriada, campo de circulação de sensos de identidade, conformação de narrativas nacionais (LOPES, 2009) e promoção de viagens simbólicas, com ênfase na telenovela; de outro, o jornalismo, área de saber calcada no registro sistemático dos fatos e em um ethos profissional de transparência pública (SODRÉ, 2009), tendo foco no gênero documentário e suas articulações interpretativas. Em específico, examinamos cenas dos cinco primeiros capítulos da telenovela “Órfãos da Terra”, das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, exibida pela TV Globo em 2019, e o documentário jornalístico “Os refugiados no Brasil”, exibido em 2017 no programa GloboNews Especial, da emissora de mesmo nome. Obedecendo a regimes de gênero e articulação com o real próprios, ligados aos campos em que se originam, as produções têm em comum os traços construtivos das por nós denominadas narrativas de alteridade – produções que têm no centro de sua intriga a tradução e domesticação do outro (LOBATO, 2018) por meio de estratégias e recursos transversais aos gêneros e formatos audiovisuais. Guiada por autores dos estudos culturais e pós-coloniais, como Hall (2002), Bhabha (1998), Spivak (2010) e Said (2007), além da “semiótica sensível” de Landowski (2002), nossa reflexão busca colocar em tensão noções de identidade-alteridade e as múltiplas formas de posicionamento do sujeito sírio em narrativas que reforçam o diaspórico, em contexto de desajustes e instabilidades nas construções geopolíticas e de identidade, tomando a imagem – e sua força evenemencial – como um poderoso instrumento de captura e representação da dor do outro. |
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Bibliografia | BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998. |