ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Muito além da muralha: a composição visual em Game of Thrones |
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Autor | Dorotea Souza Bastos |
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Resumo Expandido | A Song of Ice em Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo, em tradução na versão brasileira), do escritor George R.R. Martin, é uma coleção de livros de fantasia épica que teve início na década de 1990. O primeiro livro da coleção, intitulado “A Game of Thrones”, deu origem à série homônima, produzida desde 2011 por David Benioff e D. B. Weiss, na HBO. Em 2019, a série chega à oitava – e última – temporada, tendo sua composição visual conduzida por duas mulheres: Gemma Jackson (primeira, segunda e terceira temporadas) e Deborah Riley (a partir da quarta temporada). O desafio inicial enfrentado pelas diretoras de arte e suas equipes partiu da transposição e adaptação da obra literária para a linguagem cinematográfica, enfatizando as escolhas para a criação imagética em Game of Thrones, uma produção intensa e detalhista repleta de personagens vivazes e relevantes. Em sequência, o desafio de criar uma visualidade capaz de abarcar a complexidade da obra escrita e levar para a tela os diversos cenários propostos no livro. A partir dessa investigação, serão exploradas algumas etapas dos processos criativos relacionados à adaptação da obra de George R. R. Martin, identificando as tecnologias e os recursos utilizados na concepção e construção do sistema de visualidade para a criação de cenários, figurinos e demais escolhas técnicas e estéticas da obra. Esta proposta que aqui se apresenta pauta-se, assim, em três pilares: a análise da composição visual da série Game of Thrones; o papel e o lugar da direção de arte para a construção da narrativa; e o destaque e reconhecimento do trabalho das duas diretoras de arte, Gemma Jackson e Deborah Riley que fortalecem a discussão sobre o espaço das mulheres no meio profissional da produção cinematográfica e televisiva. Esta análise é, também, um exercício de observação e exploração do conceito de dramaturgia da imagem, proposto pela autora, numa ação que deseja expandir os territórios da direção de arte no cinema. Espera-se, portanto, que este trabalho também sirva para a geração de novos questionamentos, despertando o interesse ou mesmo a curiosidade sobre o tema, contribuindo para ampliação da produção acadêmica e a pesquisa sobre a direção de arte. |
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Bibliografia | AUMONT, Jacques. A Estética do filme. São Paulo, Campinas: Papirus, 1995. |