ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | La Generación del 60 e o legado da obra teórica de Simón Feldman |
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Autor | RAFAEL ROSINATO VALLES |
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Resumo Expandido | Simón Feldman (1922-2015) foi um cineasta que construiu uma obra que esteve diretamente vinculada ao novo cinema argentino que despontou entre fins dos anos cinquenta e início dos anos sessenta. Autor de filmes como “El negoción” (1959) e “Los de la mesa 10” (1960), Feldman - em conjunto com autores como Manuel Antín, Rodolfo Kuhn, José Martínez Suárez, Fernando Birri, Leonardo Favio, entre outros -, foram responsáveis por aportar novos enfoques temáticos, estilísticos e técnicos ao cinema argentino. Conhecidos como La Generación del 60, esses realizadores - que não buscaram propriamente construir um movimento -, acabaram rompendo com os modos de produção atrelados aos cinemas de estúdio que predominavam no cinema argentino desde a década de trinta. No caso de Feldman, além de pertencer a essa geração, também é necessário assinalar uma outra particularidade. Sua atuação no âmbito cinematográfico não se restringiu a dirigir filmes. Com o passar dos anos, ele também consolidou uma reconhecida trajetória acadêmica, tanto pelas atividades e cargos que ocupou, como também pelos livros que escreveu. É o caso de obras como “Realización cinematográfica – Análisis y Practica”, “Director de Cine – técnicas y herramientas”, entre outros, que buscaram transpor para a teoria, a concepção cinematográfica que ele possuía sobre os ofícios de diretor e roteirista. No ano de 1990, Feldman buscou escrever um livro que não somente fez um resgate histórico sobre a geração ao qual pertenceu, mas que também proporcionou uma reflexão sobre o legado dessa geração para a história do cinema argentino. Ao analisar os fatores para a ascensão destes cineastas, as características bastante heterogêneas que cada realizador possuía nas suas origens e nas propostas estilísticas e temáticas dos seus filmes, “La Generación del 60” procura abarcar uma diversidade de fatores que afirmaram esse período do cinema argentino. Além disso, Feldman também procurou aportar uma reflexão sobre o sentido dessa obra ter sido escrita “por alguém que participou em toda a trajetória dessa geração”, o que possibilita, segundo o autor, “a originalidade de preparar um material em primeira mão” (Feldman, 1990, p.09, trad. nossa). Ele questiona se a história do cinema contada pelos livros não seria uma “história ‘escrita’ do cinema”, na medida em que muitos dos livros até então publicados não possuíam a fonte direta dos cineastas e profissionais relacionados a realização dos filmes. Como Feldman afirma, “a visão direta é substituída então por textos, crônicas e juízos que (...) servem de segunda mão para os investigadores” (Feldman, 1990, p.08, trad. nossa). "La Generación del 60" acaba se tornando assim um livro que reivindica um entendimento sobre a teoria dos cineastas. Mesmo não sendo um relato escrito em primeira pessoa, Feldman reivindica a sua posição nesse contexto. Através do distanciamento histórico, assume um conhecimento de causa sobre as conquistas e os fracassos dessa geração de cineastas, assim como aponta caminhos para entendermos como o novo cinema argentino realizado a partir de fins dos anos noventa possuí muitos pontos em comum com essa geração de cineastas. Ler “La Generación del 60” é também identificar de que forma filmes como “Pizza, birra e faso” (Caetano; Stagnaro, 1998) e “Mundo Grua” (Trapero, 1999), resgataram questões temáticas e estilísticas que foram trabalhadas trinta anos antes pela geração de Feldman. É a partir dessas e outras questões, que buscaremos analisar como o livro “La Generación del 60” é importante não somente como documento histórico sobre um período na história do cinema argentino, mas sobretudo como um documento que reflete uma relação entre a práxis cinematográfica e a teoria, a partir de um autor que transitou continuamente por ambos caminhos. |
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Bibliografia | BERNINI, Emilio. Ciertas tendencias del cine argentino – Notas sobre el “nuevo cine argentino” (1956-1966). Revista Kilometro 111. |