ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Annalise Keating e o Feminismo Negro em narrativas seriadas |
|
Autor | Joselaine Caroline |
|
Resumo Expandido | A busca pela representatividade e visibilidade das mulheres negras está diretamente ligada às manifestações contra o racismo estrutural das instituições. E, conforme Bordieu, “Toda história do campo social está presente, em cada momento, em forma materializada em instituições (...) e em forma incorporada nas atitudes dos agentes que fazem funcionar estas instituições” (1998), e a contribuição individual de cada sujeito no grupo, colabora para o movimento uniforme e homogênea das estruturas que compõem suas manifestações. A personagem de Annalise Keating além de advogar contra as instituições surge como uma personagem negra empoderada que cruza as barreiras da ficção e cria relações com o espectador. Partindo das premissas da espectatorialidade e recepção cinematográfica, iremos analisar as relações de consumo da personagem no campo audiovisual e no ciberespaço, tendo em vista o posicionamento da personagem no universo ficcional. E, as redes sociais atualmente são grandes influenciadoras na formação de opinião e sugestão de debates na vida cotidiana. E, é importante pontuar que o universo informativo e de conhecimento do indivíduo é construído “pela aprendizagem que se desenvolve através da experiência, às quais se aplica uma observação na empiria do sentir, do ver, e do ouvir” (CHARAUDEAU, 2013, p. 44). A verossimilhança das personagens na contemporaneidade possibilita diversos tipos interações com o universo ficcional, e as publicações das redes sociais conversam com a experiência empírica do receptor, atuando na produção e formação de sentido que reflete na realidade dos indivíduos. O entrelaçamento das estruturas do corpus discorrerá a partir da seleção de três episódios chaves para a a análise da personagem e suas verossimilhanças com a realidade acerca da imagem da mulher negra no campo cinematográfico. Ao definir os critérios de seleção das cenas e episódios que serão observados neste trabalho, daremos início ao delineamento dos comentários analisados, com o intuito de delimitar o problema da pesquisa, para então cruzar os objetos e construir uma discussão teórica em torno do consumo e recepção da personagem nas redes sociais. Ao delimitar o corpus iniciaremos as considerações teóricas acerca do consumo midiático para compreender a forma como os indivíduos atuam no processo de midiatização no entrelaçamento dos objetos com o conteúdo produzido, abrangendo o campo da recepção considerando sua importância no cruzamento dos campos no ciberespaço. O olhar teórico acerca das metodologias de natureza qualitativa deste artigo apresentará o consumo e a recepção enquanto processo, afim de compreender a produção de sentido e consumo da personagem perante os receptores, investigando como esses sujeitos se relacionam perante as abordagens do Feminismo Negro. |
|
Bibliografia | BAMBA, M. A recepção cinematográfica: Recepção e estudos de caso. Salvador: Edufba, 2013, p. 19-66. |