ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Melancolia, memória e autobiografia : em torno de Lehman e Farocki |
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Autor | Marcius Freire |
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Resumo Expandido | O cinema que se constrói em torno do estar no mundo do seu realizador e se desdobra em um leque bastante variado de estratégias narrativas. Seja vasculhando seu próprio passado através de entrevistas, material de arquivo e visita a lugares de memória, como fizeram Maria Clara Escobar em “Os dias com ele” e Flavia Castro em “Diário de uma busca”; ou, ainda, utilizando atores para reconstituições e revelando a equipe de filmagem como indicador evidente dessa reconstituição do passado, como fez Albetina Carri em “Los rubios”. Nesses poucos exemplos, as realizadoras citadas se debruçam sobre suas próprias histórias, mais propriamente, sobre momentos de suas vidas que ficaram esmaecidos pela passagem do tempo. Em alguns casos, apagados pela história oficial. De toda forma, esse passado que as diretoras tentam exumar ou reconstituir se presentifica através de suas presenças, tanto nas imagens quanto na banda sonora. Suas ações, no entanto, decorrem obrigatoriamente da missão que se deram justamente de recuperar esses elos perdidos de suas existências. É em função deles que se materializa o traço distintivo da autobiografia em suas obras, segundo a definição de Philippe Lejeune: “Narrativa retrospectiva (em prosa) que uma pessoa real faz de sua própria existência, a partir do momento em que ela enfatiza a sua vida individual, particularmente a história da sua personalidade”. Mutatis mutandis, é isso que vemos nos três exemplos acima mencionados. No entanto, é preciso considerar que suas autoras não estão se debruçando sobre um vivido que consta de suas memórias, o que, se fosse o caso, implicaria um exercício de rememorar. Como bem disse Chantal Akerman “Como se lembrar de algo que não vivemos?” Portanto, o objetivo será o de reconstituir, juntamente com o espectador, um passado desconhecido. Trata-se, mais bem, de “filmes de busca”, conforme definiu Jean-Claude Bernardet referindo-se aos documentários “33”, de Kiko Goifman, e “Um passaporte húngaro”, de Sandra Kogut. Existe, no entanto, uma vertente menos explorada da autobiografia no cinema em que o relato do vivido decorre do fluxo, do transcorrer do presente.[1]Ou seja, as peripécias que o autor experimenta no mundo histórico não decorrem de uma qualquer busca do passado, de eventos que precisam ser reconstituídos, exumados das brumas do tempo, do esquecimento. Aqui é o desenrolar mesmo da vida corrente do cineasta que o espectador tem diante de si. “Sherman’s March”, de Ross McElwee, “Babel. Lettre à mes amis restés en Belgique” ou “Histoire de ma vie racontée par mes photographies”, de Boris Lehman, são exemplos emblemáticos dessa corrente. Nosso objetivo é o de tratar este último à luz de duas de suas características: a utilização decisiva da fotografia, que é seu fio condutor e a sua razão de ser, e a melancolia que, acreditamos, se desprende do tratamento a elas dispensado pelo cineasta na construção do seu artefato fílmico. O uso de imagens fixas – fotografias -, e a presença da melancolia nos levaram a aproximar Boris Lehman de Harum Farocki. Não é preciso sublinhar que os dois cineastas, em que pese o fato de terem nascido no mesmo ano, numa Europa ainda em guerra, são autores cujos perfis criadores são praticamente antagônicos. Um volta sua câmera para si e transforma sua vida em objeto de seus filmes, como se estivesse elaborando “...um cinejornal escrito no dia a dia, em pequenos pedaços, com migalhas acumuladas”, o outro, em sua vertente mais conhecida[1], praticamente não usa uma câmera, não registra as coisas à sua volta. Ao invés, amealha imagens, fixas e animadas, já consumadas; registros por vezes anônimos, encontrados no mundo. Na mesa de montagem, pedaços de um mundo passado são construídos, reconstruídos, e se tornam presentes. É sobre os pontos de contato das obras desses dois cineastas que nossa apresentação será dedicada.[1]Farocki se dedicará também à criação de instalações em galerias de arte. Em alguns dos materiais que as conformam ele próprio aparece |
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Bibliografia | Delage, Christian, La vérité par l’image. De Nuremberg au procès Milosevic, Paris: Denoël, 2006. |