ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Suzuki e a Trilogia Taisho: Fantasmas na pós-modernidade |
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Autor | Aloísio Corrêa de Araújo |
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Resumo Expandido | Atualmente considerado cult, Seijun Suzuki foi pouco analisado ou admirado pela crítica, talvez pela alcunha de cineasta de filmes B. Trabalhou em sua primeira fase nos estúdios da “Nikkatsu”, fazendo filmes de “Yakuza” até a realização de seu filme “Branded to Kill” (1967), que resultou na sua demissão. Segundo o produtor executivo da “Nikkatsu”, o filme era incompreensível. O cineasta ficou uma década sem filmar longas metragens e voltou a realizar no final da década de 1970 com “A Tale of Sorrow and Sadness” (1977). A trilogia “Taisho” (nome referente ao reinado do imperador Taisho, que ocorreu no período histórico entre 1912 e 1926 no Japão), é composta por três filmes com ritmo e potência imagética bastante específicos e que reverberam como uma continuidade de seu trabalho como diretor. “Zigeunerweisen” (1980), o primeiro filme da trilogia conta a história de um professor universitário e seu estranho amigo que participam de triângulos amorosos envolvendo mortes. Em “Kagero-za” (1981), um dramaturgo encontra uma bela mulher que pode ser a fantasma da esposa de seu patrão. Em “Yumeji” (1991), o pintor e poeta Yumeji Takehisa (1884-1934) se envolve com uma bela viúva, se tornando rival do fantasma do marido dela e também do invejoso amante que o matou. Esta breve análise busca agregar diálogo e reflexão à filmografia desse diretor, com um foco específico sobre os personagens fantasmas de cada filme da trilogia, que são retratados de forma muito curiosa. A interpretação, além do estilo e linguagem dos filmes levanta questões acerca de temas como pós-modernidade e nostalgia, além da própria infância do diretor (que nasceu no final período “Taisho”). Gerações de cineastas pelo mundo buscam realizar filmes e de alguma forma se contrapor aos mestres, ao mesmo tempo em que homenageiam-os. Embora não pareça algo consciente em sua filmografia, Suzuki rompia esteticamente com as gerações passadas de cineastas japoneses, sendo que em seu caso a negação também é uma ferramenta de aceitação dos antecessores. Na trilogia “Taisho”, isto pode ser visto na forma como as personagens femininas são retratadas (em comparação às mulheres nos filmes de Mizoguchi, por exemplo). O intuito desta pesquisa é explorar um pouco dessa relação que Seijun Suzuki tinha com as gerações passadas, por meio do recorte das características singulares dos fantasmas dos três filmes da trilogia. Como principal procedimento metodológico adotamos a análise de produtos audiovisuais, aliada a um olhar atento aos temas desenvolvidos nos textos que tratam da pós-modernidade, em especial os estudos de Fredric Jameson, que podem de alguma forma se conectar com as personagens fantasmas dos filmes. Para este trabalho serão percorridas algumas etapas para a construção do texto. Em primeiro lugar a leitura de autores que pensaram a análise fílmica, como Marie Michel e Jacques Aumont. A partir da leitura reflexiva dos textos que trabalham este assunto, buscamos identificar nos filmes os momentos das aparições dos personagens fantasmas, a sua relação com os personagens vivos e como suas ações implicam a movimentação da trama, elucidando a presença da nostalgia em um filme de época nos seus diversos elementos narrativos (estética, som, montagem, decupagem, fotografia e roteiro). Após este trabalho de pesquisa e análise, seguimos com a leitura de textos sobre a vida do diretor, envolvendo entrevistas, críticas de filmes e materiais que ajudem a construir a historicidade ao redor dos três filmes e sua relação com o período “Taisho”. Por fim, após coletar todos os dados, determinaremos a relação das personagens fantasmagóricas com textos sobre a pós-modernidade e os dados históricos coletados relevantes ao trabalho. Os objetivos principais deste estudo serão compreender o tema da nostalgia e gerar associações, paralelos ou antíteses que poderiam ser extraídos do contexto das personagens fantasmagóricas, levando em consideração as nuances biográficas, históricas e narrativas. |
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Bibliografia | AUMONT, Jacques; MARIE, Michel, A análise do filme, Edições Texto & Grafia, 2013. |