ISBN: 978-65-86495-01-0
Título | Cinema paranaense em revisão: relações históricas na Cinemateca do Museu Guido
Viaro (Curitiba, 1975-1985) |
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Autor | Luciane Carvalho |
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Resumo Expandido | Este trabalho pretende realizar uma análise sobre as exibições na Cinemateca do
Museu Guido Viaro (atual Cinemateca de Curitiba) de filmes dos chamados pioneiros do cinema paranaense. Com dados obtidos em nossa pesquisa de mestrado (CARVALHO, 2018), constatamos uma significativa presença de sessões dedicadas exclusivamente a tais filmes. A abrangência temporal que tomaremos em consideração abrange desde os pioneiros das primeiras décadas do século XX, como João Batista Groff, Annibal Requião e Arthur Rogge, até produções dos anos 1960, com Sylvio Back e Frei Gabrielângelo Caramore. Trata-se, portanto, de uma larga temporalidade que remete a um passado justificador das ações da Cinemateca do Museu Guido Viaro, entendendo esta instituição como promotora de reflexões sobre o cinema, a qual envolve o conhecimento de uma história, a compreensão das produções contemporâneas e o desenvolvimento de uma nova geração de cineastas. Entendemos, portanto, que uma das principais funções de uma cinemateca é a preservação da história do cinema, não apenas no nível de salvaguarda de películas, mas também mobilizando-a enquanto elemento de formação intelectual. Para esta pesquisa, analisamos os textos referentes a tais exibições, publicados pela imprensa diária de Curitiba entre os anos de 1975 e 1985, cobrindo os dez primeiros anos de funcionamento da Cinemateca. Questionamo-nos quais os sentidos da história do cinema envolvidos nesses materiais de divulgação, uma vez que os recortes regionais da história do cinema brasileiros são uma ferramenta de entendimento de cinematografias deslocadas daquela amplamente conhecida como cinema brasileiro, revelando semelhanças e especificidades com o panorama geral. Nesse aspecto, tomamos alguns dos questionamentos levantados por BERNARDET (2008) sobre periodizações e ciclos no cinema brasileiro, que revelam-se conceitos frágeis e que merecem ser problematizados. |
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Bibliografia | BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São
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