ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | Cine Passeio: a volta do cinema às ruas de Curitiba. |
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Autor | Tamara Fernanda Carneiro Evangelista |
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Resumo Expandido | A presente pesquisa se constitui em um estudo sobre o cinema de rua contemporâneo curitibano, através de um estudo de caso sobre o Cine Passeio, cinema administrado pela Fundação Cultural de Curitiba - FCC. Tem por objetivo a compreensão da relação do imaginário do espectador com esse novo cinema de rua e suas possíveis relações de memória com os antigos, que ocupavam a Cinelândia Curitibana - mais especificamente os cinemas Luz e Ritz, antigos cinemas da FCC, cujos nomes são homenageados nas duas salas de exibição do Cine Passeio. A partir dessa pesquisa, almeja-se responder alguns questionamentos, como: quais fatores permitiram a criação desse cinema e qual é a proposta do administrador para o Cine Passeio, entendendo o cinema como um espaço para a formação de público? A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2020 no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) - da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Curitiba II. O presente artigo consistirá em um recorte do projeto de pesquisa, fazendo a contextualização do histórico de abertura do Cine Passeio, sua programação em seu primeiro ano de funcionamento e sua ligação com os antigos cinemas da FCC, que são homenageados pelo Cine Passeio como o nome de suas duas salas de exibição comercial. Serão utilizados os relatórios de gestão do Instituto Curitiba de Arte e Cultura - ICAC para o levantamento da programação e o quantitativo do público que frequentou o cinema em seu primeiro ano de funcionamento, enquanto as atividades estavam sendo realizadas de forma presencial. Além disso, a busca pela compreensão da relação do imaginário do espectador com esse novo cinema de rua, a partir da coleta e leitura das histórias/ memórias de espectação do público que frequenta o Cine Passeio e suas impressões acerca desse novo cinema também é um dos focos dessa pesquisa e, para tal, serão realizadas entrevistas com os frequentadores do cinema. O embasamento teórico para o desenvolvimento do presente trabalho volta-se para a leitura e análise da obra de autores que trabalham o conceito de cinema going, tais como: Talitha Ferraz, João Luiz Vieira, Richard Maltby, Annette Kuhn. Para o conceito de memória e nostalgia serão usados os autores: Pierre Nora, Michel Pollack, Andreas Hyussen, Svetlana Byon, Katharina Niemeyer. A metodologia da pesquisa pode ser caracterizada como bibliográfica e documental de caráter teórico-prático. |
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Bibliografia | BOYM, Svetlana.The future of nostalgia. New York: Basic Books, 2001. |