ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | Afinal, o que é o cinema artesanal? |
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Autor | Marcel Gonnet Wainmayer |
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Resumo Expandido | O qué confere a um filme a qualidade de “artesanal”? A partir de três documentários argentinos: El Ambulante (2009, 84 min.), dirigido por Eduardo de la Serna, Lucas Marcheggiano e Adriana Yurcovich; Amateur (2011, 76 min.), dirigido por Néstor Frenkel; e Seré Millones (2013, 103 min.) dirigido por Omar Neri, Fernando Krichmar e Mónica Simoncini, a apresentação propõe abordar leituras e conceitos relacionados ao “cinema artesanal”, ao “cinema amador” e a outras noções sobre modos de produção por fora dos mecanismos industriais, para aplicá-las na análise de três documentários de baixo orçamento da produção argentina das últimas décadas que tematizam o próprio trabalho de produção audiovisual. A proposta é explorar nesses filmes a aparição de imagens significativas sobre o trabalho artesanal, interrogando-se sobre procedimentos, relações e cruzamentos entre o domínio artesanal e o campo específico da produção audiovisual. O viés industrialista do pensamento cinematográfico e das políticas públicas de fomento da Argentina e do Brasil já foi matéria de diversas pesquisas (AUTRAN, 2004; CABRAL, 2014; MESSUTI, 2014). A divisão do trabalho promovida pelo modelo industrial de produção cinematográfica no mundo todo implicou o que, em seu livro sobre o artesanato, Richard Sennett chama de “fratura das habilidades”, ou bem “divisão entre a mão e a cabeça”. Sennett lembra a proposição de John Ruskin segundo a qual “os seres humanos dedicam seu pensamento às coisas que podem modificar” (SENNETT, 2009, p. 82). As noções de “cinema artesanal” e “cinema amador” parecem apontar para a maior importância da experiência e do processo criativo por sobre o produto final, o que reforça as teses de Ruskin, que considerava “que os rigores da era industrial conspiravam contra as vivencias de experimentação livre e fracasso saudável” (SENNETT, 2009, p. 77). |
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Bibliografia | AUTRAN, Arthur. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. Tese [Doutorado em Multimeios], Campinas: Instituto de Arte da Universidade Estadual de Campinas, 2004. |