ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | Rastros de ódio: o horror como representação dos traumas da ditadura |
|
Autor | Lucas Procópio Caetano |
|
Resumo Expandido | Realizados na chave do realismo e interessados nas reconstituições históricas, os filmes que retratam as ditaduras militares na América Latina são, muitas vezes, calcados no melodrama e parecem se restringir a poucas experiências com outros gêneros cinematográficos. Neste grupo, podemos incluir títulos como Zuzu Angel (Sergio Rezende, 2006), A História oficial (Luis Puenzo, 1985), No (Pablo Larrain, 2012), entre outros. Contudo, mais recentemente dois filmes relacionaram o repertório imagético e temático do horror em narrativas que centralizam o trauma das ditaduras: o curta-metragem brasileiro "O segredo da família urso" (Cíntia Domit Bittar, 2014) e o longa-metragem guatemalteca "La Llorona" (Jayro Bustamante, 2020). No primeiro, ambientando durante a ditadura militar brasileira nos anos 1970, uma garotinha descobre no porão de sua casa um homem torturado pelo governo; já no segundo, a família de um ditador guatemalteca, o qual dizimou o povo indígena de seu país, passa a ser assombrada pelos fantasmas daqueles que o patriarca assassinou. Segundo Linnie Blake em seu livro "The Wounds of Nations: Horror Cinema, Historical Trauma and National Identity", as quais as convenções genéricas e subgenéricas do horror possibilitam uma decodificação das memórias traumáticas de eventos históricos chocantes, as quais já se encontram codificadas no imaginário coletivo de determinada nação. Isto se daria de maneira potente por conta das ferramentas audiovisuais que o horror fornece aos realizadores para que traumas reprimidos pela memória coletiva ou mesmo pelo apagamento histórico, e, portanto, tido como irrepresentáveis, reemerjam de forma concreta, como espectros e/ou situações que evoquem a violência brutal que marcou estes períodos históricos. A partir da análise dos filmes, será discutido de que forma o horror enquanto gênero historicamente é um importante meio de elaboração dos males que permeiam diferentes gerações. |
|
Bibliografia | Avelar, Idelber. The Untimely Present: Postdictatorial Latin American Fiction and the |