ISBN: 978-65-86495-02-7
Título | O anacronismo no Barroco de Paul Leduc |
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Autor | Marco Túlio de Sousa Ulhôa |
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Resumo Expandido | Em busca de abordar de maneira renovada, o filme Barroco (1989) do diretor mexicano Paul Leduc, a análise proposta se baseia em duas estratégias principais pautadas pelo estudo do conceito de anacronismo no campo da narrativa cinematográfica e pela interpretação dos fatos estéticos que compõem a obra em questão. Logo, o debate que aponta para a inclusão do barroco nos estudos sobre a modernidade artística latino-americana, tendo em vista o desenvolvimento da tendência neobarroca associada principalmente às correntes literárias surgidas no continente entre as décadas de 1940 e 1960, orienta a investigação tanto dos signos quanto do tratamento conferido ao tempo pelo filme de Leduc. Debate que, por sua vez, está relacionado ao problematismo filosófico que, através de diferentes teorias, impuseram ao resgate do estilo seiscentista, as marcas de uma tensão definida pelos distintos regimes de temporalidade associados às suas formas expressivas. Ao promover uma livre adaptação do romance Concerto Barroco (1974), de Alejo Carpentier, o filme de Paul Leduc reitera as categorias estéticas que sustentam a teoria e a obra do escritor cubano, bem como traz a tona esse debate, dando a ver não só como a narrativa anacrônica do livro de Carpentier é transposta para o espaço-tempo cinematográfico, mas como a questão temporal é a base de uma disputa entre as diferentes correntes de renovação do barroco, na medida em que estas contrapõem a atemporalidade do estilo ao seu princípio anacrônico. Desse modo, a concepção atemporal da estética neobarroca, expressa nas teorias de alguns pensadores europeus como Eugenio D’Ors e Omar Calabrese, se antepõe ao ethos americanista das teses de escritores como Sarduy, Lezama e Carpentier, para os quais o barroco não seria um estilo atemporal, mas uma linguagem marcada pelas disjunções de tempo que caracterizam os anacronismos de seus fenômenos. Portanto, o debate que embasa o conceito latino-americano de barroco é o ponto de partida para uma investigação dos elementos da obra de Paul Leduc, de acordo com os quais os diferenciais de tempo que encerram o problema poético-ontológico apresentado pelo conceito de anacronismo diante da ciência histórica e do campo da representação, nos levam em direção a apreciação de um regime de historicidade do cinema que, no filme em questão, se manifesta através das remontagens de tempo operadas no espaço da montagem e dos demais procedimentos que compõem a linguagem cinematográfica. |
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Bibliografia | CARPENTIER, Alejo. Concerto barroco. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. |